Centro e trinta. Este foi o número de voltas que Gabriel Bortoleto deu nos 5.281 quilômetros do Circuito de Yas Marina, em Abu Dhabi, em sua primeira atividade com a Sauber como piloto titular de uma equipe de Fórmula 1, durante o único dia de testes de pós-temporada da categoria, que reuniu todas as escuderias do grid da F1.
Após conquistar o título da Fórmula 2, Bortoleto voltou à pista na terça-feira, 10, e fez o oitavo melhor tempo da sessão matutina ao registrar 1min25s306. Apesar do cansaço, o brasileiro fez questão de destacar o grande aprendizado que já foi esse primeiro contato com a equipe.
“Foi assim nosso primeiro dia de testes oficiais de F1. 130 voltas, muito aprendizado, troca de informações e uma extensa lista de tarefas passadas pelo time… Sou grato pela oportunidade de ter chegado até aqui e sei do grande trabalho que temos pela frente. Com muita dedicação, humildade e a torcida de todos vocês tenho certeza de que vamos chegar cada vez mais longe. Estou cansado, mas extremamente feliz de ver o meu sonho começando a se tornar uma realidade”, escreveu Gabriel em um post em seu Instagram.
O campeão da F2 ainda fez uma comparação entre os carros das duas categorias e a infraestrutura que rodeia as equipes da F1.
“Aprendi muita coisa nova, o carro de Fórmula 1 é realmente muito diferente de um Fórmula 2, então, a cada sessão que eu faço estou aprendendo coisas novas com a equipe. Estou me adaptando à equipe, engenheiros, mecânicos, são muitas pessoas, algo bem novo para mim, mas estou bem animado, estou indo na direção que a gente queria, e, se Deus quiser, vai dar tudo certo”, finalizou Bortoleto.