O Grande Prêmio da Áustria marcou um divisor de águas na carreira de Gabriel Bortoleto na Fórmula 1. O brasileiro de 20 anos conquistou seus primeiros pontos na categoria e protagonizou o melhor fim de semana da Kick Sauber na temporada, ao lado de Nico Hulkenberg, que também terminou entre os 10 primeiros.
No circuito do Red Bull Ring, Bortoleto mostrou evolução significativa. Pela primeira vez em 2025, avançou ao Q3 e garantiu o oitavo lugar no grid de largada. Na corrida, ele manteve a oitava posição até a bandeira quadriculada, depois de dois pit stops bem executados e uma batalha intensa nas voltas finais com ninguém menos que Fernando Alonso, seu mentor e empresário.
“Sinto que tivemos uma batalha muito intensa – provavelmente a batalha mais intensa que já tive na F1 até agora”, disse Bortoleto sobre o duelo com o bicampeão mundial. “Foi uma loucura, sabe? Não tenho nada a dizer, apenas uma ótima batalha, e estou feliz por ter conseguido lutar com o Fernando até o final da corrida por esses pontos”.
Bortoleto destacou a importância do resultado inédito, mas deixou claro que sua ambição vai muito além dos primeiros pontos. “Eu sempre soube que era capaz. Não estou na Fórmula 1 por acaso. É bom finalmente pontuar — mais pela equipe do que por mim, porque eles realmente merecem ter pontos e tudo mais”, declarou. “Eu, particularmente, estou aqui porque quero vencer um dia. Não vou ficar feliz só porque marquei alguns pontos, sabe?”
Com quatro pontos na tabela e confiança em alta, Bortoleto já mira voos mais altos. O próximo desafio será no GP da Grã-Bretanha, com cobertura completa do BandSports a partir desta sexta-feira, 4.
“Devemos ficar felizes com cada pequena conquista e estamos indo na direção certa para realizar o nosso maior sonho, que um dia será ganhar campeonatos”, finalizou o atual campeão da F2.