Gabriel Bortoleto deu mais um passo rumo ao título da Fórmula 2. Com transmissão do BandSports, o brasileiro da Invicta Racing terminou em sexto lugar na sprint race da etapa do Catar neste sábado, 30, e manteve a liderança do campeonato após seu principal adversário Isack Hadjar cair para o quarto lugar nas voltas finais.
O francês da Campos Racing pulou para a liderança no início da prova e ia assumindo o topo da tabela, mas sofreu com o desgaste dos pneus e caiu para o quarto lugar com direito a uma rodada na pista.
A vitória ficou com o pole position Oliver Bearman, da Prema Racing, seguido por Jak Crawford, da Dams, e Richard Verschoor, da MP Motorsport. Paul Aron, da Hitech, chegou logo atrás de Hadjar e fechou a lista dos cinco primeiros colocados na primeira prova do fim de semana.
Com os resultados da sprint, Bortoleto chegou a 172,5 pontos e tem 2,5 pontos de vantagem sobre Hadjar, que foi a 170,5. Apesar de ver a vantagem cair dois pontos em relação ao início do fim de semana, Bortoleto tem motivos para comemorar, já que largou da nona posição enquanto o rival partiu do segundo lugar no grid.
Neste domingo, 1º, o brasileiro contratado pela Sauber para a temporada 2025 da Fórmula 1 pode ampliar ainda mais a vantagem na liderança antes da etapa decisiva de Abu Dhabi. Bortoleto vai largar da segunda posição na prova principal, que distribui mais pontos. Hadjar sairá da nona colocação.
O BandSports transmite ao vivo a corrida principal no Circuito Internacional de Lusail a partir das 9h15 (horário de Brasília).