Gabriel Bortoleto está muito perto de uma vaga no grid da Fórmula 1 para a temporada do ano que vem. Segundo o experiente jornalista alemão Michael Schmidt, da revista Auto Motor und Sport, o brasileiro já tem um acordo encaminhado com a Sauber, que passará a se chamar Audi a partir de 2026, e faltaria apenas alinhar os últimos detalhes e assinar o contrato para ele se tornar o companheiro de Nico Hülkenberg a partir de 2025.
Em conversa com a repórter Mariana Becker, do Grupo Bandeirantes, no paddock da F1 em Interlagos, Schmidt confirmou as informações.
“O que eu sei é que está alinhado para o ano que vem, está praticamente tudo certo, mas não está assinado ainda. Foi isso o que ele [Schmidt] me falou”, contou Mariana horas antes do início do GP de São Paulo.
“Conversei com Bortoleto, ele não confirmou, mas também não negou. Não existe nenhuma declaração oficial, nem da Audi, nem da Sauber, nem da McLaren nem do próprio Bortoleto. O que a gente tende a acreditar é talvez que esteja aí nos finalmentes desse acerto. Mas ele é um piloto McLaren, tem mais dois grandes prêmios pela frente, ele está na liderança [da Fórmula 2], é normal que ele queira focar nisso. Mas, segundo o Michael Schmidt, [o contrato] está alinhavado, mas ainda não está assinado”, completou Mari.
Ainda de acordo com Schmidt, que cobre a Fórmula 1 desde 1977, o anúncio deve acontecer em breve, e não foi feito no Brasil para evitar a grande pressão da imprensa nacional que o jovem piloto receberia em São Paulo.
Campeão da Fórmula 3 no ano passado, Bortoleto lidera a F2 e está a duas corridas de confirmar mais um título. Se for confirmado como piloto da Sauber/Audi, ele será o primeiro brasileiro a fazer parte integralmente do grid da F1 desde Felipe Massa, em 2017, com a Williams.
Assista ao vídeo com Mariana Becker: