Além da grande idolatria por Ayrton Senna, Gabriel Bortoleto tem outra grande referência quando o assunto é Fórmula 1. O recém-contratado pela Sauber/Audi para a temporada 2025 revelou sua admiração pelo estilo de pilotagem do tricampeão Max Verstappen.
Em entrevista ao podcast F1 Nation, o brasileiro foi questionado sobre qual piloto ele admirava na F1, com exceção de Fernando Alonso, seu empresário, e Damon Hill, campeão de 1996 e um dos entrevistadores do programa. O jovem de 20 anos então rasgou elogios a Verstappen e destacou as qualidades do holandês.
“Ok, tirando você, acho que, hoje em dia, realmente gosto de como Max pilota. Realmente admiro as voltas de classificação dele e o quanto extrai do carro”, afirmou. “A maneira como ele pilota e corre, acho muito legal”.
“É claro que ele pode ser muito difícil, como vimos nas últimas corridas, mas eles estão lutando por um campeonato mundial, portanto todos nós esperamos que eles corram um contra o outro desse jeito”, continuou Bortoleto, referindo-se às recentes batalhas de Max contra Lando Norris.
Bortoleto revelou que fez parte da mesma equipe de kart com a qual Verstappen iniciou a carreira e sempre acompanhou as histórias envolvendo o talento do holandês.
“Sempre admirei um pouco como Max pilota desde que eu era muito jovem, porque fiz parte de uma equipe no kart com a qual ele cresceu. E sempre me contavam histórias sobre ele e eu sempre pensava ‘Ok, o que Max faria nessa situação?’ E, assim, sempre quis ser um pouco como ele porque ele ganhou todas as categorias de base que fez”, finalizou.
E Bortoleto tem seguido à risca dos passos de Verstappen antes de chegar à Fórmula 1. O brasileiro já foi campeão da Fórmula 3 em 2023 e está perto de faturar o título da Fórmula 2 na atual temporada. Ele lidera com 4,5 pontos de vantagem sobre Isack Hadjar restando apenas duas etapas para o fim do campeonato.