Gabriel Bortoleto, piloto júnior da McLaren e que está disputando o título da F2, recebeu permissão da escuderia para negociar sua ida para a F1 em 2025 com a Sauber/Audi, as informações são do Grande Prêmio.
O brasileiro teria recebido sinal verde da McLaren para iniciar as tratativas com a nova escuderia, mas algumas condições teriam sido impostas.
A McLaren acredita no potencial de Bortoleto e por isso impôs a condição de um empréstimo para que ele possa retornar em um futuro próximo e brigar por uma posição na equipe com os atuais titulares Lando Norris e Oscar Piastri.
Bortoleto foi campeão da F3 no ano passado e logo após se juntou ao Programa de Desenvolvimento de Pilotos da McLaren. Este ano, ele está em segundo na tabela da F2, brigando diretamente pelo título.
Em agosto começaram a surgir os rumores do interesse da Sauber no brasileiro. A especulação ganhou ainda mais força quando Fernando Alonso, que é empresário de Bortoleto, foi visto visitando as instalações da Sauber no GP da Bélgica.
Matia Binotto, novo chefe do projeto da Sauber, despistou sobre o interesse no brasileiro, mas admitiu que ele tem sido observado. Os dois, inclusive, foram vistos conversando durante o fim de semana do GP da Itália.
“Gabriel está indo muito bem na F2, acho que já mostrou ser um grande talento e certamente estamos olhando para o que está fazendo, assim como olhamos para muitos outros”, disse ele.