O mistério em torno da última vaga disponível para o grid da Fórmula 1 em 2025 continua esquentando os bastidores. Valtteri Bottas sonha com a permanência na Kick Sauber, mas o brasileiro Gabriel Bortoleto também está no radar da escuderia para o próximo ano. Franco Colapinto, novato da Williams, é outro possível candidato.
Em entrevista coletiva às vésperas do GP de São Paulo, o finlandês admitiu que Bortoleto tem chances de ser o escolhido e disse que a decisão está totalmente nas mãos da equipe. Até o momento, apenas Nico Hulkenberg está confirmado para 2025.
“No momento, há muitos nomes ao redor [da vaga da Sauber], incluindo Bortoleto. E, sim, é sempre difícil saber o que é verdade e o que está acontecendo nos bastidores, qual é a situação real. Mas eu acho que ele tem uma chance no esporte, com certeza. Se não como titular, então como reserva”, disse o piloto de 35 anos.
“É tudo que eu posso dizer no momento”, destacou o finlandês. “Estou esperando, não há mais o que eu possa fazer. A bola está com eles [Sauber] para a tomada de decisão, não está nas minhas mãos”.
Bottas também comentou sobre os rumores que surgiram recentemente a respeito de uma possível volta à Mercedes como reserva. “A pergunta foi: ‘Você consideraria essa vaga?’. Respondi que consideraria tudo como uma opção, então tiraram isso das entrelinhas, mas sempre mantive boas relações e estou sempre aberto a avaliar alternativas, mas, claro, o foco principal é nesse ano”, destacou.
O desejo de Bottas de continuar na maior categoria no automobilismo mundial contrasta com a péssima campanha dele e da equipe na atual temporada. A Kick Sauber é a única escuderia que não tem pontos no campeonato depois de 20 etapas disputadas.