O bom filho à casa torna, diz o ditado. E assim está sendo com Valtteri Bottas, que foi anunciado na manhã desta quinta-feira, 19, como piloto reserva da Mercedes para a temporada 2025 da Fórmula 1.
Bottas foi companheiro de equipe de Lewis Hamilton entre 2017 e 2021, tendo conquistado todas as suas dez vitórias e 20 pole positions na F1 com o time alemão. Em 2022, ele deixou as Flechas de Prata para dar lugar a George Russell e se juntou à Sauber, na época chamada de Alfa Romeo. Com a contratação de Nico Hulkenberg e Gabriel Bortoleto, o finlandês acertou seu retorno à escuderia de Brackley em uma tentativa de voltar ao grid da categoria em 2026.
“Voltar para casa, para a família Mercedes como terceiro piloto em 2025, é o que vem a seguir, e eu não poderia estar mais satisfeito. Quero agradecer a Toto [Wolff, chefe de equipe da Mercedes], à equipe em Brackley e a todos na estrela de três pontas por me receberem de braços abertos”, disse Bottas.
“Apesar dos desafios dos últimos anos, sei que ainda tenho muito mais a contribuir para a F1. Desde que eu era uma criança de 5 anos, crescendo em Nastola, Finlândia, meu foco tem sido alcançar o sucesso no nível mais alto do automobilismo”, continuou.
“Tive a sorte de ter aproveitado muitos momentos incríveis em meus 12 anos de F1 até agora. Ao retornar ao lugar onde tantos desses momentos foram alcançados, estou ansioso para usar todo o conhecimento que adquiri para ajudar a equipe a ter um bom desempenho e progredir em direção ao nosso objetivo de lutar por campeonatos mundiais”, acrescentou Valtteri.
Toto e Bottas mantêm uma relação também fora das pistas. Durante anos o austríaco foi empresário do piloto e ajudou em sua ascensão na Fórmula 1. Wolff deixou o posto quando o finlandês foi para a Mercedes, para evitar conflitos de interesse, mas voltou a gerenciar a carreira dele em 2023. O chefe do time alemão não escondeu a satisfação com o retorno de seu pupilo para a equipe.
“Bem-vindo de volta, Valtteri! É ótimo ter você de volta. Seu impacto e contribuição nos cinco anos em que esteve conosco anteriormente como nosso piloto de corrida foram imensos. Além de conquistar várias vitórias em Grandes Prêmios, ele desempenhou um papel vital em cinco de nossos títulos de construtores. Seu feedback técnico e contribuição foram importantes para nos ajudar a [alcançar] esses sucessos e impulsionar a equipe”, falou Toto.
“Não apenas isso, mas ele também foi um colega e membro de equipe fantástico. Seu senso de humor ácido e natureza pessoal o tornaram um favorito de todos em Brackley e Brixworth. Em sua função como piloto reserva, todas essas qualidades serão incrivelmente importantes para nos ajudar a competir por campeonatos mundiais e apoiar George e Kimi [Antonellit] na pista”, encerrou o dirigente.