A Etapa do Brasil da Copa do Mundo de Paraesgrima começa nesta quinta-feira, 20, e o palco da competição será o Centro de Treinamento do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), em São Paulo. A delegação brasileira terá a participação de 19 esgrimistas, sendo um deles o experiente Jovane Guissone, da categoria Individual B, medalhista de ouro na espada em Londres-2012 e prata em Tóquio-2020. O evento de esgrima em cadeira de rodas reunirá alguns dos principais nomes da modalidade e os combates se encerrarão no sábado, 22.
“Estou bem ansioso para que tudo comece porque quero fazer uma boa prova. Com certeza, a competição ser no Brasil é muito importante porque a gente está no nosso País, com nosso público e os adversários que a gente vai enfrentar durante a temporada. Jogar em casa tem um gostinho a mais, um significado diferente. Estar junto com o nosso povo é muito melhor porque a gente se dedica ainda mais do que vem se dedicando. Dentro ou fora do Brasil, eu sempre trabalho muito duro”, afirmou Guissone.
“Tenho certeza que nossa torcida vai ajudar muito. E a gente está, não só eu, mas todos os atletas do Brasil, bastante focado para que comece a prova logo e a gente consiga bons resultados, as melhores posições no pódio”, acrescentou o esgrimista. “O objetivo é manter ou melhorar o ranking mundial. A expectativa para esse ano é trabalhar muito e focar nos treinos para corrigir os erros que tive na Paralimpíada de Paris. Vou me dedicar esses quatro anos para conseguir a classificação para Los Angeles”, finalizou Jovane.
Florete masculino e sabre feminino abrem as disputas
Medalhista em Jogos Paralímpicos duas vezes no individual B na espada, Guissone ocupa a quarta posição no ranking mundial da World Para Fencing dessa arma. Na Etapa do Brasil da Copa do Mundo de Paraesgrima, ele também participará das disputas do sabre e do florete. Na primeira delas, o atleta brasileiro aparece na 20ª colocação. Na segunda, o esgrimista está em nono lugar. Na abertura do evento, as disputas serão no individual no florete masculino e no sabre feminino.
Jovane é um dos atletas do Brasil que competirá no florete masculino. Além dele, estarão no Individual B da arma Vanderson Luís Chaves, Luís Gustavo da Silva, Renato Santana e Rafael Tassone. Já na individual A o País contará com quatro combatentes: Kevin Damasceno, Lucas Julião, Lenílson Oliveira e Alex Sandro Souza. No sabre feminino, as participantes do time brasileiro serão Carminha Oliveira, Fabiana Soares e Rayssa Veras, no individual A, e Maria Ivanilda Santos e Mônica Santos, no individual B.
Praticado por pessoas com amputações, lesão medular ou paralisia cerebral, a esgrima em cadeira de rodas é dividida em três categorias: A, B e C, sendo a C a mais severa e, a A, a menos comprometida. Não tem C neste campeonato e nem nos Jogos Paralímpicos. Todas as competições da Etapa do Brasil da Copa do Mundo se iniciam e finalizam no mesmo dia. Desta forma, acontecerão finais diariamente com campeões e medalhistas no florete masculino e no sabre feminino sendo definidos na própria quinta-feira.
*Com Confederação Brasileira de Esgrima