Em busca de um lugar na elite do rugby sevens, a Seleção Brasileira masculina inicia no dia 1º de março a disputa do World Rugby Sevens Challenger, divisão de acesso do Circuito Mundial da modalidade. As duas primeiras etapas ocorrem na Cidade do Cabo, na África do Sul, e os Tupis já conhecem os adversários do torneio inaugural: Samoa e Uganda, em partidas válidas pelo Grupo C.
O sistema de disputa da competição é simples: 12 seleções são divididas em quatro grupos, com as oito melhores avançando às quartas de final e brigando pelo título. O somatório de pontos após as duas etapas na África do Sul, realizadas em finais de semana consecutivos, define os oito classificados para um terceiro torneio, em Cracóvia, na Polônia, nos dias 11 e 12 de abril.
Para sonhar com uma vaga na elite mundial, o Brasil precisará ficar entre os quatro melhores na Polônia e assim se garantir na disputa dos playoffs, na cidade de Los Angeles, Estados Unidos, em 3 e 4 de maio.
A preparação da equipe já começou, e um elenco formado por 18 atletas tem treinado diariamente no centro de treinamento da Brasil Rugby, em São José dos Campos, interior de São Paulo. A seleção é comandada pelo treinador Lucas Duque e seu auxiliar Gustavo Albuquerque, dupla que representou o País nos Jogos Olímpicos do Rio-2016.
Confira abaixo os grupos da primeira etapa, na Cidade do Cabo:
Grupo A: Alemanha, Japão e Geórgia
Grupo B: Chile, Tonga e Portugal
Grupo C: Samoa, Uganda e Brasil
Grupo D: Canadá, Hong Kong e Madagascar