O último dia de competições da natação nos Jogos Pan-Americanos Júnior de Assunção foi um desfile de talento brasileiro na tela do BandSports. As jovens promessas do país deixaram marca nas águas com vitórias expressivas e oito medalhas: três ouros, quatro pratas e um bronze.
Letícia Romão abriu o dia com autoridade nos 1.500m livre. Dominante do início ao fim, ela tocou a borda em 16min30s86, impondo um ritmo inalcançável para as adversárias. Já Mariana de Oliveira protagonizou uma grande recuperação. Ela chegou a estar sete segundos atrás da terceira colocada, virou para a última piscina a 1s50 do pódio e, num sprint impressionante, garantiu o bronze.
Nos 200m medley feminino, Fernanda Celidonio levou a prata com 2min16s49, em prova vencida pela argentina Agostina Hein, que brilhou com seu terceiro ouro e novo recorde nacional (2min12s12).
A categoria masculina da prova também rendeu fortes emoções. Depois de uma confusão da organização, foi confirmada a prata de Stephan Steverink (2min01s83), atrás apenas do guatemalteco Roberto Bonilla. A medalha foi a quinta individual de Stephan no Pan.
Para fechar a participação brasileira nas provas individuais com chave de ouro e prata com João Pierre Campos e Matheus Melecchi fizendo dobradinha nos 1.500m livre. João venceu com 15min19s77 e Matheus veio logo atrás, em 15min21s13.
As últimas duas provas do Pan Júnior foram os revezamento 4×100 medley. No feminino, Julia Ferreira, Nichelly Lysy, Joice Otero e Stephanie Balduccini completaram a prova em 4min05s92 para garantiu o último ouro do Brasil. Argentina e México completaram o pódio. Já os homens conquistaram a prata. Samuel Lopes, Guilherme Camossato, Lucio Filgo e Pedro Sansone registraram 3min38s59 e ficaram atrás do quarteto da Argentina. O bronze foi para o México.
O Brasil sobrou na piscina em Assunção e encerrou a competição com 43 medalhas: foram 24 de ouro, 12 de prata e sete de bronze. A segunda colocada no quadro de medalhas foi a Argentina, com 15.






