Esta terça-feira, 10, começou dourada para a Seleção Brasileira de taekwondo, que conquistou o bicampeonato por equipes da Copa do Mundo em Wuxi, na China, que reuniu sete países. O time nacional – formado por Maria Clara Pacheco, que já levara bronze no individual, Milena Titoneli, Edival Pontes, Henrique Marques e Luiz Aquino – venceu três disputas seguidas (Austrália, Coreia do Sul e China) para garantir o topo do pódio. A China ficou em segundo lugar, seguida por Uzbequistão. O primeiro ouro do País na competição foi no ano passado, na Coreia do Sul.
O formato da competição previa série de três lutas para cada uma das sete seleções (Austrália, Brasil, China, Coreia do Sul, Jordânia, Rússia e Turquia). O Brasil levou a melhor na estreia contra a Austrália, nas quartas de final, por 2 combates a 0. Na sequência, venceu de virada a Coreia do Sul por 2 a 1. Na disputa final, os brasileiros bateram os anfitriões chineses por 2 a 1.
“Saindo daqui da China, campeão mundial por equipes, sentimento inexplicável e gratidão total a Deus por essa oportunidade”, comemorou Henrique Marques em publicação no Instagram.
O Brasil encerra a participação na Copa do Mundo com duas medalhas. A primeira foi conquistada no domingo, 8, por Maria Clara Pacheco na categoria até 57 quilos. Em clima de revanche, ela superou na final a chinesa Luo Zongshi, rival que a eliminou nas quartas de final da Olimpíada de Paris. Para chegar à decisão, Maria Clara enfrentou cinco adversárias e só perdeu para uma delas, a chinesa Zhang Chuling na semifinal, por 2 a 0.
Outros três brasileiros competiram em Wuxi. Bronze em Paris-2024, Edival Pontes, também conhecido pelo apelido de Netinho, se despediu na segunda luta da categoria 68kg ao ser superado pelo sul-coreano Mun Jinho. Também no individual masculino, nos 80kg, Henrique Marques perdeu a estreia para o jordaniano Zaid Kareen, atual vice-campeão olímpico. Já no feminino, Milena Titoneli foi eliminada na estreia dos 67kg ao perder para a australiana Rebecca Murray.
*Com Agência Brasil