Com um pênalti perdido por Vinicius Júnior, o Brasil só empatou com a Venezuela, por 1 a 1, nesta quinta-feira, 14, no Estádio Monumental de Maturín, pela 11ª rodada das Eliminatórias Sul-Americanas da Copa do Mundo de 2026.
Com um ritmo inicial interessante, o primeiro tempo foi de superioridade do lado brasileiro. Aos 8 minutos, Vinicius Júnior arrancou com a bola e driblou o goleiro venezuelano, e no toque para Raphinha, o meia desperdiçou a oportunidade e mandou para fora. Aos 14 minutos, em um momento de descuido da defesa brasileira, Jhon Murillo recebeu de frente para Ederson, mas na batida, o goleiro do Manchester City fechou o ângulo e fez uma boa intervenção. Já aos 21 minutos, com um passe de Raphinha para Vinicius Júnior, o camisa sete bateu de primeira e acertou na trave. Durante um domínio de bola de Bruno Guimarães, foi marcado uma falta no lado direito da grande área, e na cobrança, Raphinha acertou um lindo e abriu o marcador da partida aos 42.
A segunda etapa foi de uma melhora significativa dos mandantes. Com 40 segundos de jogo, Jefferson Savarino tocou para Segovia, que acertou uma pancada de fora da área e igualou o placar da partida. Aos 15 minutos, depois de um lançamento de Gerson para Vinicius Júnior, o atacante tirou a bola do goleiro, e na sequência, o arqueiro venezuelano acertou o craque do Real Madrid na grande área e foi assinalado a penalidade máxima para o Brasil. Na cobrança, Romo pegou o pênalti de Vinicius e ajudou a manter o marcador intacto. Aos 42 minutos, após uma marcação de falta de Alexander Gonzáles em Gabriel Martinelli, o lateral direito foi expulso por dar um tapa no rosto de Vinicius Júnior.
Com o resultado, a Seleção Brasileira ficou na terceira posição da tabela, com 19 pontos. Já os venezuelanos, com o empate, avançaram para a sétima colocação, com 11 pontos conquistados.
Na próxima rodada das Eliminatórias, o Brasil jogará contra o Uruguai na Arena Fonte Nova, em Salvador, na Bahia, na terça-feira, 19, às 21h45. A Venezuela visitará o Chile no estádio Nacional de Santiago, no Chile, no mesmo dia, às 21h.