A Seleção Brasileira masculina de rugby XV encara o Chile neste domingo, 6, na última rodada da primeira fase das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2027, na Austrália. A partida acontece em Santiago, às 15h30 (horário de Brasília). Por mais que já estejam classificados para a próxima etapa, em 2025, o jogo vale muito para os Tupis, uma vez que distribui pontos no ranking mundial, o que pode representar uma vantagem na sequência das Eliminatórias em relação ao mando de campo.
“A expectativa para o jogo é alta, estamos falando de uma grande rivalidade contra um concorrente direto por vaga na Copa do Mundo. Será um jogo muito duro do ponto de contato e nas formações fixas. Os dois times vêm de bom desempenho nos amistosos recentes, e a partida será um bom indicativo do trabalho até o próximo ano”, analisa o capitão Cleber Dias, o Gelado.
Para o duelo deste domingo, o treinador Emiliano Caffera manteve a base de atletas das últimas convocações, com a maioria do elenco vinda dos Cobras, franquia que disputa o Super Rugby Américas, principal liga profissional do continente. Dentre os destaques da equipe, estão: Felipe Rosa, que atua em Portugal, e Nelson, que joga nos Estados Unidos.
Em 2025, o Brasil volta a enfrentar o Chile pelas Eliminatórias, dessa vez em confrontos de ida e volta. O vencedor encara Uruguai, Paraguai ou Colômbia. O campeão das Eliminatórias Sul-Americanas se classifica diretamente à Copa do Mundo. O vice, por sua vez, enfrenta o quarto colocado de um torneio que reúne seleções da Oceania e da América do Norte. Há ainda a possibilidade de classificação via repescagem mundial, marcada para o fim do próximo ano. Após se classificar para a Copa do Mundo Feminina, o Brasil busca agora a inédita vaga no masculino.