Os cinco representantes brasileiros no segundo dia do Grand Slam de Baku de Judô não avançaram em suas chaves e se despediram mais cedo da competição, neste sábado, 15, no Azerbaijão. O melhor resultado do País veio com Nauana Silva, que ficou em sétimo lugar no peso meio-médio (63kg).
Nauana estreou direto nas quartas de final, e enfrentou a polonesa Natalia Kropska, que a venceu nas punições (3-1). Na rodada seguinte, na repescagem, a brasileira bateu para o estrangulamento da austríaca Ljubljana Piovesana e encerrou sua participação na capital azeri.
Ainda no meio-médio feminino, Rafaela Silva estreou nas oitavas contra a canadense Jessica Klimkait, campeã mundial e medalhista olímpica, que recentemente também trocou a categoria -57kg pela -63kg, assim como Rafa. Jessica conseguiu projetar a brasileira em waza-ari, e logo em seguida fez uma transição no solo para conseguir imobilizar Rafaela por mais dez segundos e marcar o ippon.
No médio feminino (70kg), Aléxia Castilhos venceu a primeira luta contra a australiana Saya Middleton, com um yuko e um waza-ari. Mas no confronto seguinte, válido pelas oitavas, foi derrotada por ippon pela vice-campeã olímpica em Paris-2024, a alemã Miriam Butkereit.
Já no masculino, o Brasil teve Vinicius Ardina (73kg) e Luan Almeida no tatame (81kg). Vinicius caiu na primeira luta para o georgiano Bagrati Niniashvili, por ippon, e Luan levou dois waza-ari do uzbeque Arslonbek Tojiev.
Disputas continuam neste domingo
O domingo, 16, último dia de competição no Azerbaijão, terá a presença de mais quatro brasileiros no tatame.
No peso médio masculio (90kg), Marcelo Fronckowiak aguarda o resultado do confronto entre o alemão Fabian Kansy e o azeri Ali Gazimammadov,, enquanto Rafael Macedo vai lutar com o vencedor da luta entre o cazaque Kuanysh Ratayev e o russo Ikhvan Edilsultanov.
No meio-pesado masculino (100kg), Leonardo Gonçalves enfrenta o vencedor do duelo entre o russo Mukhamed-Ali Mataev e o uzbeque Rufat Khudakov. No pesado, João Cesarino (+100kg) estreia contra o austríaco Movli Borchashvilli.
As preliminares começam às 5h (horário de Brasília), com finais e disputas da medalha de bronze a partir das 10h.
*Com Confederação Brasileira de Judô