Após três vitórias consecutivas na primeira fase da Liga das Nações de Vôlei (VNL, na sigla em inglês), a Seleção Brasileira sofreu a sua primeira derrota na competição. A jovem equipe comandada pelo técnico José Roberto Guimarães foi superada pela Itália, atual campeã olímpica, no Ginásio do Maracanãzinho, no Rio de Janeiro, neste domingo, 8.
Mesmo sem algumas de suas principais jogadoras e passando por um processo de renovação, o Brasil mostrou garra e lutou até o fim contra as italianas, que mostraram mais entrosamento e acabaram chegando à sua quarta vitória nesta etapa disputada no Brasil, fazendo 3 sets a 0, com parciais de 25/22, 25/18 e 29/27.
O destaque do Brasil foi novamente a ponteira Ana Cristina, maior pontuadora da seleção e do jogo. Ela fez 16 pontos diante das italianas, sendo 13 de ataque, um de bloqueio e dois de saque.
Com o resultado, a Itália lidera a classificação geral com quatro vitórias e nenhuma derrota e soma 11 pontos. O Brasil aparece em quinto lugar, com oito pontos.
A seleção volta à quadra agora no próximo dia 18, contra a Bélgica, em Istambul, na Turquia, após pausa da VNL feminina para a estreia da disputa masculina na quarta-feira, 11, quando o Brasil vai enfrentar o Irã na primeira rodada.