Não deu para o Brasil. A Seleção sub-17 perdeu para Portugal nos pênaltis, nesta segunda-feira, 24, no Catar, e foi eliminada na semifinal da Copa do Mundo da categoria.
Após o tempo normal terminar em 0 a 0, o jogo foi decidido nas penalidades máximas e o time canarinho levou a pior depois de Ruan Pablo e Ângelo errarem suas batidas. Portugal venceu por 6 a 5 e agora enfrentará a Áustria na grande decisão. A equipe austríaca se classificou após bater a Itália por 2 a 0 na outra semifinal.
A Seleção Brasileira ainda volta a campo para enfrentar a Itália, na disputa pelo 3º lugar. A partida acontece na quinta-feira, 27, às 09h30 (de Brasília).
O jogo
O desafio para o Brasil não era dos mais simples, afinal, Portugal é apontado como um dos principais times sub-17 da atualidade.
A Seleção, no entanto, não se intimidou com o rival, mostrou organização dentro e campo e criou as melhores oportunidades no primeiro tempo.
O time canarinho buscou explorar os ataques pelos lados do campo, mas parou na maioria das vezes na boa marcação do rival, que também investia pelas alas, mas sem sucesso.
A melhor chance do Brasil na primeira etapa aconteceu aos 19 minutos, quando o atacante Dell levou vantagem sobre a marcação, invadiu a área e bateu com perigo, obrigando o goleiro português a fazer boa defesa. O rebote ainda sobrou para o jogador brasileiro, que finalizou, mas o zagueiro Chelmik salvou em cima da linha.
No segundo tempo, o duelo ficou aberto. A Seleção tinha mais posse de bola, porém, rondava a área adversária e encontrava dificuldade para finalizar as jogadas.
Portugal, por sua vez, imprimia velocidade na transição ofensiva e era mais vertical quando atacava.
A partida seguiu equilibrada, os times não tiraram o zero do placar e a semifinal acabou sendo decidida nas penalidades máximas.
Pênaltis
Nas primeiras cinco batidas, apenas um erro para cada lado. Por Portugal, o goleiro Cunha isolou a quinta cobrança e deu ao Brasil a chance de se classificar. Porém, Ruan Pablo chutou na trave e deixou o placar em 4 a 4 ao fim das batidas regulares.
Nas cobranças alternadas, Ângelo errou para o Brasil ao bater por cima e a Seleção deu adeus ao sonho de chegar na final do torneio.






