A Saltos Brasil (Confederação Brasileira de Saltos Ornamentais) anunciou nesta terça-feira, 1º, a lista de atletas confirmados no primeiro evento internacional de high diving sediado no País, marcado para os dias 11 a 13 deste mês, em Brasília (DF). Composta por sete saltadores, divididos entre a Copa do Mundo e o Mundial Júnior, a seleção terá Jaki Valente, Paty Valente e Jucelino Júnior na competição adulta; Janine Freitas, Gabriel Perdigão e Rafael Borges no campeonato para jovens de até 19 anos; e Miguel Cardoso em ambos os campeonatos.
“A minha expectativa para o Mundial Júnior é fazer bons saltos para brigar por um lugar no pódio. Já na Copa do Mundo, vou encarar o campeonato de outra forma. Penso que é um privilégio enorme poder representar o meu País em um evento dessa grandeza com apenas 18 anos, ao lado dos melhores atletas do mundo. Quero ganhar experiência para, em futuras etapas, ser também um dos melhores”, disse Miguel, que treina diariamente no Centro Olímpico da UnB, na capital federal.
O brasiliense é um dos poucos atletas que já conhece o local da competição, assim como Janine e Rafael. No ano passado, em preparação para o Campeonato Pan-Americano Júnior de High Diving, Miguel teve a oportunidade de saltar da Ponte JK em um treinamento organizado pela Saltos Brasil.
“É uma sensação única saltar de um dos cartões-postais de Brasília. Saltei dos 15 metros de altura em 2023 e agora vou também dos 27 metros. Será diferente desta vez por não ser treinamento, e, sim, uma competição de altíssimo nível”, afirmou Miguel, medalhista de bronze no Pan Júnior de Lima, no Peru.
Os mais experientes da seleção, por sua vez, nunca saltaram da Ponte JK, mas sabem muito bem o que é encarar as grandes alturas em eventos internacionais. Paty Valente, Jaki Valente e Jucelino Júnior já representaram o Brasil em Mundiais, etapas de Copa do Mundo e no circuito Red Bull Cliff Diving. Aos 41 anos, Jucelino é natural de Belém, no Pará, e vive atualmente na França. Curiosamente, o atleta treina em outro país, Luxemburgo, cuja piscina fica a 45 minutos de sua residência. Já as irmãs Jaki e Paty são gaúchas, mas mantêm sua rotina de treinos nas Laranjeiras, sede do Fluminense.
O high diving é uma modalidade derivada dos saltos ornamentais, que integra o programa do Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos desde 2013. Em competições adultas, os atletas saltam de 27 metros de altura na prova masculina e de 20m na feminina. Já as provas do Mundial Júnior têm outras características: saltos de 15m para jovens de 17 a 19 anos e de 12m para a faixa etária de até 16 anos.