Com grande exibição, o Brasil derrotou a Austrália em casa por 3 a 1 nesta quinta-feira, 28, em amistoso disputado na cidade de Brisbane. Fazia oito anos que a Seleção Brasileira feminina não vencia as rivais. Amanda Gutierres, duas vezes, e Gio marcaram os gols brasileiros, Foord descontou para as anfitriãs. A Austrália foi uma das semifinalistas da Copa do Mundo de 2023.
As duas seleções voltam a campo no domingo, 1º, para novo amistoso, às 5h45 (horário de Brasília), na cidade de Gold Coast.
A Seleção Brasileira começou o jogo impondo um ritmo forte, marcando a saída de bola da Austrália e com toques rápidos e objetivos. Acabou surpreendendo as donas da casa. Logo aos 6 minutos, saiu o primeiro gol do Brasil. Isa Haas fez lançamento com precisão, Marília desviou com a cabeça e Amanda Gutierres surgiu no meio da zaga australiana para driblar a goleira e marcar.
Em seu terceiro jogo pela seleção, Amanda fazia o primeiro gol pela equipe. Mas não ficou nisso. Aos 12, Duda Sampaio deu um passe na medida para Aline, que avançou pela esquerda e tocou para o lado. Amanda Gutierrez, que acompanhava o lance, completou de esquerda, em outro bonito gol.
Com a desvantagem de 2 a 0 no placar, a Austrália ficou aturdida, assim como quase todas as 47 mil pessoas presentes ao Suncorp Stadium, em Brisbane, cidade-sede dos Jogos Olímpicos de 2032.
O domínio amplo da Seleção Brasileira prevaleceu na maior parte do tempo. A Austrália, no entanto, diminuiu aos 42, com Foord.
No segundo tempo, o Brasil manteve a intensidade e não se acomodou com o placar favorável. Aos 8 minutos, Aline tirou a bola da adversária e deixou Gio, que havia substituído Marília, de frente para o gol. Gio ainda driblou uma zagueira australiana antes de chutar para fazer 3 a 1.
O time comandado pelo técnico Arthur Elias sofreu quatro baixas durante o jogo. No primeiro tempo, Marília, que vinha muito bem, teve de dar a vez a Gio.
Depois, ao longo do segundo tempo, Yasmim saiu para a entrada de Bruninha, Natascha foi substituída por Lorena e Fê Palermo, nos acréscimos, não teve mais condições de permanecer em campo.
Como Victoria Calhau foi expulsa aos 43 do segundo tempo, a Seleção Brasileira terminou o jogo com nove atletas em campo. Para tornar o final da partida mais dramático, a árbitra deu 13 minutos adicionais.
Aos 55 minutos, a Austrália só não diminuiu porque Lorena, a melhor goleira da Olimpíada de Paris, fez uma daquelas defesas improváveis, espalmando um chute certeiro de Freier.
*Com Confederação Brasileira de Futebol