A Seleção Brasileira fechou com vitória a semana 2 da Liga das Nações masculina e assumiu a liderança da competição no domingo, 30, após a equipe comandada pelo técnico Bernardinho derrotar a Polônia por 3 sets a 1, com parciais de 25/21, 25/21, 21/25 e 28/26.
Com quatro vitórias nos quatro jogos na etapa de Chicago, nos Estados Unidos, o Brasil agora soma sete triunfos na Liga das Nações, um a mais do que os poloneses. O maior pontuador do jogo foi o oposto Darlan, com 26 pontos, todos de ataque. Os ponteiros Honorato e Lukas Bergman e o central Judson fizeram 13 cada um.
Satisfeito com o desempenho do Brasil, Bernardinho exaltou os resultados conquistados, mas não deixou de pontuar a necessidade de evolução da equipe.
“A semana, no ponto de vista de resultados, foi muito boa. Foi a quarta vitória em quatro jogos, nos aproximando do primeiro objetivo da temporada que é chegar na fase final da Liga das Nações. O time foi bem em muitas coisas, e ainda tem muita margem para evolução”, falou o treinador.
“Mais importante é termos a consciência de que ainda estamos distantes do primeiríssimo escalão, ainda há um caminho a percorrer. Essas vitórias dão confiança, todos vão nos olhar com respeito. O Brasil está brigando, com um grupo bem renovado. Honrando a tradição que todos que passaram por aqui deixaram, de luta, de time, de dedicação. Tenho orgulho do que eles têm feito, mas temos que manter a humildade”, avaliou Bernardinho.
O levantador Cachopa também avaliou o desempenho do time e destacou a evolução da seleção nas últimas partidas.
“Mais do que os resultados, acho que nosso aprendizado e crescimento foi muito grande. Jogar contra times bons, de alto nível, como a Itália – que a gente teve um jogo duro – e a Polônia – que também foi um jogo difícil – fazem a gente crescer. Estou muito contente com o resultado, mas sobretudo com o crescimento que a gente teve como equipe”, comentou o jogador.
Destaque da partida, Darlan não escondeu a alegria com sua atuação diante da Polônia e celebrou o trabalho em equipe da seleção.
“Eu estava bem leve hoje no jogo. O pessoal em quadra sempre me ajuda bastante, me deixando tranquilo para jogar. Essa vitória é muito importante para nos classificarmos para os playoffs”, falou ele.
“Estamos evoluindo a cada dia, a cada treino. Conseguimos mostrar essa semana o que estamos tentando propor. Estamos bem felizes com o resultado, ganhamos todos os jogos”, finalizou o oposto.
A seleção volta a jogar pela Liga das Nações no próximo dia 16 de julho, contra a Argentina, na etapa de Chiba, no Japão.
*Com Confederação Brasileira de Voleibol