O futebol brasileiro fez bonito na Copa do Mundo de Clubes, com todos os seus quatro representantes se classificando às oitavas de final do torneio disputado nos Estados Unidos. Palmeiras, Flamengo, Botafogo e Fluminense voltam a campo em busca de uma vaga na próxima fase da competição internacional.
A expectativa é de muita emoção nos confrontos que começam a partir deste sábado, 28, com Botafogo e Palmeiras repetindo os duelos do Campeonato Brasileiro e da Libertadores do ano passado, quando os cariocas levaram vantagem e, posteriormente, ficaram com o título das duas competições.
Flamengo e Fluminense vão enfrentar duas pedreiras europeias. O Rubro-Negro terá pela frente o sempre poderoso Bayern de Munique, enquanto o Flu vai enfrentar a Inter de Milão, vice da Liga dos Campeões.
Para projetar os confrontos, o site do BandSports conversou com o jornalista Leonardo Jens, comentarista de futebol do canal. Confira abaixo a análise:
Palmeiras x Botafogo (28/06 – 13h)
Para Léo Jens, o confronto entre Botafogo e Palmeiras será marcado pelo equilíbrio de ambos os lados. “Para mim, é um confronto bem equilibrado e não tem favorito. A campanha dos dois é diferente até agora, até pelo grupo que pegaram.”
“Palmeiras, teoricamente, tinha um grupo um pouco bem mais acessível do que o do Botafogo. [São] dois times que se conhecem bem, se enfrentaram em Libertadores do ano passado e decidiram os últimos dois títulos brasileiros. Acho que talvez o jogo do Campeonato Brasileiro da primeira rodada deste ano talvez seja um bom ponto de partida para análise do que possa ser esse duelo de sábado”, afirmou o comentarista.
“É um jogo de um contorno diferente em relação ao que foi o Paris Saint-Germain e Atlético de Madrid para o Botafogo. Acho que o Botafogo não vai se limitar a tentar fechar os espaços e se defender. Acho que vai sair mais para a trocação com o Palmeiras.”
Flamengo x Bayern (29/06 – 17h)
Ao avaliar o confronto entre Flamengo e Bayern de Munique, Jens relembrou a atuação do Rubro-Negro na vitória por 3 a 1 sobre o Chelsea e afirmou que a equipe pode se manter viva competição se repetir o mesmo desempenho da segunda rodada da Copa do Mundo.
“Acho que o Flamengo fez uma grande exibição contra o Chelsea e dá para dizer que o time brasileiro foi protagonista diante do europeu, nível de atuação era diferente. Eu acho que se repetir esse tipo de atuação, pode ir longe na competição.”
“É claro que também, para mim, o Bayern de Munique é uma equipe que pertence a um outro patamar em relação ao Chelsea. No mata-mata, em que não há mais como você poupar, em que não há como você conter esforços, dosar carga, é vencer ou vencer, passar de fase ou voltar para a casa, então, acho que também pode mudar a forma como os europeus vão encarar a competição a partir de agora”, avaliou.
Já sobre a abordagem do jogo, Leonardo acredita em um comportamento mais defensivo do clube carioca. “Estou curioso para ver se será um Flamengo tão corajoso quanto foi o contra o Chelsea. O Flamengo vai buscar baixar um pouquinho mais as suas linhas, se defender mais próximo do próprio gol e só sair na boa.”
Inter x Fluminense (30/06 – 16h)
Para o jogo do Tricolor das Laranjeiras com a Inter, Léo destacou um ponto em que o time brasileiro precisa melhorar: o ataque. “Terá que melhorar muito se quiser enfrentar de peito aberto a Inter de Milão. Imagino que a postura do Fluminense deva ser mais próxima àquela do jogo com o Borussia.”
Apesar da tarefa indigesta, o comentarista do BandSports ressaltou um fator que pode contar a favor do Fluminense. “Acho que a explicação para a Inter ter perdido a semifinal da Copa da Itália para o Milan, a final da Champions da forma que foi [goleada para o PSG] e o Campeonato Italiano, está muito no aspecto físico. A Inter é um time muito experiente, acho que, pela grande quantidade de jogos feitos ao longo da temporada, não aguentou.”
“Na Copa do Mundo de Clubes não fez grandes exibições. Venceu, passou de fase como era o esperado, mas acho que essa parte física, de repente, o Fluminense pode explorar, levar o duelo para a prorrogação.”
Para encerrar, Léo Jens deu o seu palpite de quem passa em cada um dos confrontos: “Palmeiras, Bayern e Inter”.
*Supervisão e edição: Gisèle de Oliveira