O próximo dia 21 de abril marca uma data histórica da Lotus e da Fórmula 1 — o 40º aniversário da primeira vitória de Ayrton Senna no Grande Prêmio de Portugal. Para homenagear esse momento icônico, o mesmo carro Lotus 97T que Senna pilotou em sua lendária vitória no GP de Portugal de 1985 retornará ao circuito de Estoril pela primeira vez desde aquele triunfo. Bruno Senna, sobrinho de Ayrton, pilotará o carro realizando voltas de exibição para comemorar uma das performances mais marcantes da história da F1.
“Será uma sensação incrível pilotar este carro icônico, que marca o início de uma série de vitórias e conquistas do meu tio. Esta celebração reunirá fãs de todo o mundo e mostrará como Ayrton Senna continua sendo um nome poderoso no automobilismo e uma influência positiva na sociedade de muitas maneiras – do impacto educacional à inovação sustentável, e como um movimento que continua a inspirar gerações a perseguir seus sonhos e nunca desistir”, relatou Bruno Senna.
Além da homenagem à primeira vitória de Ayrton na principal categoria do automobilismo, Clive Chapman, atual diretor da Classic Team Lotus – filho do saudoso fundador da escuderia do Reino Unido, Colin Chapman – comentou sobre a chegada de Senna na equipe britânica em 1985 e ressaltou e que a celebração será um momento histórico dentro da Fórmula 1.
“A chegada de Ayrton foi um momento decisivo para a Lotus. Seu talento, conhecimento técnico e vontade inabalável permitiram que a equipe conseguisse seguir em frente. Este aniversário nos permite reviver essa magia e honrar seu legado”, disse Clive Chapman.
“A demonstração de Bruno Senna no Estoril promete ser um momento histórico e comovente, fechando o ciclo e consolidando o impacto duradouro de Senna no automobilismo”, completou o diretor da Classic Team Lotus.
Ayrton Senna pilotou pela equipe Lotus de 1985 a 1987. Ele venceu seis corridas, além de ter conquistado 22 pódios e 16 pole positions em 48 Grandes Prêmios com o time.