O medalhista olímpico e mundial Caio Bonfim está confirmado na 44ª edição do Troféu Brasil Interclubes de Atletismo, que será disputado entre os dias 31 de julho e 3 de agosto no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro (CTPB), em São Paulo. O marchador usará a competição como preparação para o Mundial de Tóquio, no Japão, em setembro – ele está qualificado para a disputa dos 20 km e dos 35 km da marcha atlética.
“O Troféu Brasil é uma prova sempre muito importante, sempre a última antes do principal evento do ano que, no caso, é o Mundial, em setembro”, disse Caio, de 34 anos, que já é dono de duas medalhas mundiais: foi bronze em Londres-2017 e Budapeste-2023.
Caio tem 17 títulos do Troféu Brasil. Em 2024, venceu os 20.000 metros com o tempo de 1h19min52s1, tornando-se o primeiro sul-americano a marchar abaixo de 1h20. A marca foi recorde sul-americano, brasileiro e do campeonato em pista. Foi um prenúncio do excelente resultado que viria na sequência: o brasileiro conquistou a medalha de prata nos 20 km dos Jogos Olímpicos de Paris.
A temporada de 2025 do medalhista começou com mais um excelente resultado: Caio disputou os 20 km do Campeonato Japonês, em Kobe, no dia 16 de fevereiro. Conquistou o terceiro lugar na prova com a marca de 1:17:37, melhorando o seu próprio recorde brasileiro. Depois, competiu outras seis vezes, em provas de 10 km e 20 km. E, em julho, celebrou o nascimento de seu terceiro filho, Manuel.
Os 20.000 metros da marcha atlética abrem o programa do Troféu Brasil, no dia 31 de julho, quinta-feira. A disputa masculina começa às 7h05. Já os 35.000 metros serão realizados no último dia da competição (3 de agosto), às 7h10. Gianetti de Sena Bonfim, técnica e mãe de Caio, afirmou que o marchador vem treinando muito bem, mas que ainda não está confirmada a participação nas duas provas.
“O Caio está inscrito nas duas provas, mas ainda não decidimos se ele vai fazer as duas. Estamos vendo como fica a recuperação. Mas o objetivo do Caio é fazer um bom Troféu Brasil, porque o mundo da marcha atlética quer saber como está a performance do Caio, pensando no Mundial em Tóquio. Então, ele já tem que estar bem, para fazer uma grande marca, um grande resultado”, disse Gianetti.
Além do Mundial, que será realizado na capital japonesa de 13 a 31 de setembro, Caio e Gianetti já estão se planejando para o Campeonato Mundial de Marcha Atlética por Equipes 2026, que será em Brasília, no dia 12 de abril de 2026 – pela primeira vez, a competição será na América do Sul. “A gente quer fazer uma festa nunca vista antes, com o Caio em forma e fazendo um grande resultado”, projeta Gianetti.
*Com Confederação Brasileira de Atletismo






