Caio Bonfim conquistou o segundo título consecutivo do Tour Mundial de Marcha Atlética 2024, série da World Athletics (Federação Internacional de Atletismo), que premia as melhores performances do ano, como se fosse uma Diamond League da marcha. O brasileiro somou 4.072 pontos e ficou à frente do campeão olímpico Brian Pintado.
O sistema de pontuação combina os três melhores desempenhos de cada atleta no ranking mundial da série e o homem e a mulher com a pontuação mais alta ganham US$ 25 mil (cerca de R$ 154 mil) cada um. A chinesa Yang Jiayu, detentora do recorde mundial dos 20km, foi a campeã entre as mulheres.
Vencedor do tour da temporada passada, Caio disputou cinco corridas na série este ano. Embora não tenha alcançado nenhuma vitória individual na temporada, sua consistência ao longo da temporada o levou ao pódio em todas as cinco provas e à liderança geral no Race Walking Tour.
Caio iniciou o ano em Taicang, na China, com a terceira colocação e o recorde brasileiro dos 20km (1h17min44). Ele alcançou outro terceiro lugar um mês depois em Podebrady, na República Tcheca, com o tempo de 1h18min50, seguido de um vice-campeonato em Varsóvia, na Polônia, com 1h19min17, e um terceiro lugar em La Coruña, na Espanha, com 1h17min52. E fechou com a medalha de prata nos 20km nos Jogos Olímpicos de Paris, no dia 1º de agosto, e registrou 1h19min09.
Caio somou 4.072 pontos, ficando à frente do campeão olímpico, o equatoriano Brian Daniel Pintado, e do medalhista olímpico de bronze, o espanhol Álvaro Martin.
O Tour Mundial de Marcha Atlética de 2025 terá competições na Europa, Ásia, América do Norte e Oceania. A primeira disputa do nível ouro da temporada será realizada em 1º e 2 de março, em Taicang.
*Com Confederação Brasileira de Atletismo