Número 6 do mundo, Hugo Calderano deu adeus ao WTT Singapura Smash, o primeiro de quatro grandes torneios do circuito mundial de tênis de mesa, na quinta-feira, 6. Único brasileiro remanescente na competição, o carioca foi superado por um velho conhecido, o taiwanês Lin Yun-Ju, 12º do ranking. Yun-Ju avançou às quartas de final após superar Hugo por 3 sets a 1, parciais de 11/7, 14/16, 11/9 e 11/6.
Esta foi a segunda derrota seguida de Calderano para o taiwanês – a anterior aconteceu em novembro passado nas semifinais do WTT Champions Frankfurt, na Alemanha. Em cinco confrontos entre os dois, o asiático levou a melhor em quatro.
Na partida de quinta, Yun-Ju saiu na frente ao abrir larga vantagem logo no início do confronto. No set seguinte, Calderano travou uma batalha acirrada com o taiwanês e arrancou o empate. No entanto, na terceira parcial o brasileiro oscilou e Yun-Ju voltou a liderar o placar. No quarto set, o jogo seguiu parelho, até o empate em 4 a 4, depois o asiático acertou uma série de golpes e se desgarrou, até fechar a parcial e selar o triunfo.
Calderano encerra a participação com 175 pontos no ranking mundial, cada Grand Smash distribuiu dois mil pontos aos vencedores. Os próximos serão o United States Smash, em julho, em Las Vegas, o Europe Smash, na Suécia, em agosto, e o Smash China, em setembro.
Antes, o mesatenista brasileiro deve voltar a competir no WTT Champions Chongqing 2025, programado para o período de 11 a 16 de março, na China.
*Com Agência Brasil