Hugo Calderano segue acumulando resultados históricos no tênis de mesa. No dia do aniversário de 29 anos, o carioca comemorou de forma especial com a conquista do título do WTT Star Contender da Eslovênia. O ouro veio com uma grande vitória por 4 sets a 2 sobre o francês Felix Lebrun, seu algoz na disputa da medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Paris, parciais de 12/10, 15/13, 11/13, 8/11, 11/9 e 11/6.
Campeão da Copa do Mundo e vice no Mundial, Calderano impôs um ritmo forte no início do jogo e fechou os pontos de forma rápida para abrir vantagem. Lebrun reagiu e chegou a empatar a parcial, mas Hugo manteve a concentração e saiu na frente mesmo após perder dois set points.
O equilíbrio deu o tomo no segundo set. Lebrun largou ficou perto da vitória ao abrir 10 a 5. Calderano não se abateu e buscou o empate. A disputa ponto a ponto ficou acirradíssima e terminou com vitória dramática do brasileiro por 15 a 13.
O terceiro set novamente foi disputadíssimo no início ao fim e superou a marca de 11 pontos. Hugo mais uma vez buscou a virada, mas desperdiçou set points e desta vez viu o rival fechar por 13 a 11. Lebrun aproveitou o melhor momento na partida e deixou tudo igual no confronto ao vencer o quarto set por 11 a 8.
O tenso quinto set foi marcado por longos rallys. Calderano voltou a ser agressivo e contou com erros de Lebrun nos últimos pontos para fechar em 11/9 e ficar a um passo do título. Com a vantagem no placar, o carioca voltou a impor um ritmo acelerado no sexto set, abriu vantagem e confirmou o título com a vitória por 11 a 6.
Além do título em simples, seu segundo consecutivo na etapa eslovena, Hugo Calderano ainda faturou prata nas duplas mistas ao lado da namorada Bruna Takahashi. Eles foram derrotados pelos sul-coreanos Lim Jonghoon e Shin Yubin, cabeças de chave 1, por 3 sets a 0, parciais de 12/10, 11/7 e 11/7.