O combate à violência contra a mulher vem ganhando novos campos e reverberando em espaços que até pouco tempo atrás eram considerados inapropriados para elas, como os estádios de futebol. Uma das mais recentes iniciativas foi realizada no Nilton Santos, no Rio de Janeiro, durante a partida entre Botafogo e Palmeiras, pelo Campeonato Brasileiro, no último dia 17.
Em parceria com o Glorioso, a marca internacional de cosméticos L’Oréal Paris realizou um treinamento ao vivo com os mais de 18 mil torcedores presentes ao estádio carioca por meio de seu programa Stand Up (levante-se, na tradução livre para o português).
Criado para ajudar na luta contra o assédio a mulheres, o Stand Up já treinou mais de três milhões de pessoas em 45 países e é baseado na metodologia dos 5Ds (distrair, delegar, documentar, dirigir-se ao assediador e dialogar) da ONG Right to Be, que ensina estratégias práticas e seguras para que vítimas e testemunhas possam intervir diante de um cenário sem colocar a própria segurança em risco.
No domingo, antes de o jogo começar, a influenciadora e repórter Samantha Alves, torcedora declarada do Botafogo, convocou os torcedores por meio de um vídeo exibido no telão. Em seguida, o treinamento foi conduzido ao vivo, com transmissão simultânea nos telões das arquibancadas Norte e Sul. Além disso, a ação contou com um mosaico com a ajuda das torcidas organizadas do clube e faixa alusiva ao tema na entrada dos jogadores.
De acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública (2024), os casos de importunação sexual aumentaram 48,7% no Brasil, e 40% das mulheres admitiram que evitam frequentar estádios por se sentirem inseguras. Em todo o mundo, 80% das mulheres já sofreram assédio nas ruas, e 85% das pessoas afirmaram que há uma falta de treinamento sobre como intervir ao testemunhar esse tipo de situação.
“Queremos que o futebol seja um lugar seguro e acolhedor para todos. Levar o Stand Up para as arquibancadas é um passo concreto para mudar essa realidade, mostrando que qualquer pessoa pode agir de forma segura contra o assédio”, afirmou Maíra da Matta, diretora de L’Oréal Paris no Brasil.






