Após conquistar Roland Garros com autoridade, Coco Gauff não conseguiu manter o embalo em Wimbledon e foi surpreendida logo na primeira rodada. A atual número 2 do mundo foi derrotada pela ucraniana Dayana Yastremska, 42ª do ranking, por 7/6 (3) e 6/1, em apenas 1h19 de partida.
Com o resultado, Gauff se despediu da temporada de grama sem vitórias. Ela já havia sido eliminada na estreia do WTA de Berlim, há duas semanas.
“Eu poderia ter jogado mais na grama. Se isso acontecer de novo, farei diferente. Definitivamente preciso fazer mudanças se quiser ter sucesso aqui”, disse a norte-americana de 21 anos. “Depois da partida, eu estava com dificuldades no vestiário. Não gosto de perder. Só estou um pouco decepcionado com a minha atuação hoje. Isso é péssimo”.
O desempenho irregular ficou evidente em quadra. Gauff cometeu nove duplas faltas e sofreu quatro quebras de serviço em seis oportunidades cedidas. Apesar de esboçar uma reação no primeiro set ao buscar o empate após estar perdendo por 5/2, não resistiu no tiebreak. No segundo set, viu a adversária dominar, com três quebras consecutivas que selaram a eliminação precoce.
Na próxima fase, Yastremska enfrentará a russa Anastasia Zakharova, número 95 do mundo, que surpreendeu a ex-líder do ranking Victoria Azarenka com parciais de 6/2, 2/6 e 6/1.
Swiatek avança
Em busca do título inédito de Wimbledon, Iga Swiatek estreou com o pé direito ao derrotar a russa Polina Kudermetova, 64ª do ranking, em sets diretos, com parciais de 7/5 e 6/1. A número quatro do mundo e dona de cinco títulos de Grand Slam vai enfrentar na segunda rodada a norte-americana Caty McNally, que derrotou a convidada da casa Jodie Burrage com parciais de 6/3 e 6/1.