A campeã olímpica Beatriz Souza deu adeus ao sonho de conquistar seu primeiro título mundial no judô. Atual vice-líder do ranking mundial da categoria acima de 78kg, a paulista de 27 anos foi eliminada nas oitavas de final do Mundial de Budapeste ao ser superada pela croata Helena Vukovic, número 18 do mundo, no golden score.
Com pouca iniciativa ao longo da luta, Bia acabou penalizada com o terceiro shidô durante o tempo extra — o que decretou sua derrota e a eliminação precoce no torneio. Foi a segunda luta da brasileira no campeonato: na estreia, já havia mostrado dificuldades ao precisar do golden score para vencer por wazari a angolana Crislayna Rodrigues, apenas 55ª do ranking mundial.
Esta foi a sétima participação de Beatriz em um Mundial. Embora o ouro ainda não tenha vindo, seu currículo inclui uma prata em 2022 e dois bronzes, conquistados em 2021 e 2023. O resultado em Budapeste, no entanto, frustra as expectativas após um ciclo olímpico vitorioso, que teve como ponto alto o ouro em Paris-2024.
Apesar da eliminação no individual, Bia Souza ainda voltará ao tatame na Hungria. Nesta sexta-feira, 20, ela integra a equipe brasileira na disputa por equipes mistas — modalidade na qual o Brasil foi bronze nos Jogos de Paris.
Representante do Brasil no masculino nesta quinta, Rafael Buzacarini (+100kg) também se despediu precocemente. Ele foi derrotado no golden score pelo russo Tamerlan Bashaev, medalhista de bronze em Paris, após uma luta muito equilibrada.