O zagueiro Raphael Varane anunciou nesta quarta-feira, 25, sua aposentadoria dos gramados aos 31 anos de idade. Ele foi contratado recentemente pelo Como, da Itália, mas decidiu encerrar a carreira após sofrer uma nova lesão no joelho.
Campeão do mundo com a França em 2018, Varane conviveu com muitas lesões, especialmente no Manchester United. Ele seguirá trabalhando no Como em uma função ainda não revelada. O clube foi promovido à elite do Campeonato Italiano nesta temporada e é comandado por Cesc Fabregas.
“Em minha carreira, enfrentei muitos desafios, quase todos eles supostamente impossíveis. Emoções incríveis, momentos especiais e memórias que durarão a vida toda. Refletindo sobre estes momentos, é com imenso orgulho e sentimento de realização que anuncio a minha aposentadoria do jogo que todos amamos”, afirmou Varane.
“Adorei lutar por mim, pelos meus clubes, pelo meu país, pelos meus companheiros e pelos torcedores de todas as equipes em que joguei. De Lens a Madrid, a Manchester, e jogando pela nossa seleção nacional”, acrescentou.
Varane iniciou a carreira no Lens e se transferiu para o Real Madrid em 2011. Ele fez parte de um período vitorioso no clube merengue e conquistou ao todo 18 títulos, com destaque para quatro troféus da Liga dos Campeões da Europa. Ele deixou o Real em 2021 e acertou com o Manchester United, onde permaneceu até o meio deste ano.
Pela seleção francesa, Varane foi titular na equipe comandada por Didier Deschamps que conquistou a Copa do Mundo de 2018, na Rússia. Ele também fez parte do time vice-campeão do mundo em 2022, no Catar, e se aposentou da seleção logo após a derrota para a Argentina na decisão.