Campeão olímpico e mundial com Ana Marcela Cunha, Fernando Possenti foi confirmado pela Confederação Australiana de Natação (Swimming Australia) como o novo treinador-chefe de sua equipe de águas abertas, tendo como foco a Olimpíada de Los Angeles-2028. O anúncio foi feito no último dia do Mundial de Piscina Curta, realizado em Budapeste, na Hungria.
Possenti vai assumir o posto na equipe de Alto Desempenho em Águas Abertas depois que Greg Shaw foi promovido a gerente-geral executivo de Alto Desempenho da confederação.
“Estou animado em ajudar com as estratégias e insights na conversão do enorme potencial que a Austrália tem em águas abertas e em colaborar com um grupo unido e ativo. Claro, sou muito grato pelo apoio que sempre recebi no Brasil”, disse Possenti. brasileiro.
“Mas neste momento da vida é hora de testar novos caminhos e esse desafio me dá a oportunidade de poder canalizar toda a minha energia e foco de trabalho com uma equipe incrível e altamente qualificada. A Swimming Australia tem uma estratégia clara para evoluir com o programa de águas abertas com foco na excelência”, acrescentou o técnico brasileiro.
Em nota, o Comitê Olímpico do Brasil (COB) – cujo quadro profissional Possenti integrava desde 2018 – agradeceu o trabalho do treinador e informou que a saída se efetivará em fevereiro de 2025, após o técnico realizar a transição e o planejamento do programa do grupo que hoje está sob seu comando.
“O COB agradece a Fernando Possenti pelo excelente trabalho efetuado nestes mais de seis anos de dedicação ao Movimento Olímpico brasileiro. Além da medalha olímpica, ele também comandou diversas nadadoras de piscina, entre as quais as finalistas olímpicas Maria Fernanda Costa e Beatriz Dizotti, que obtiveram no ciclo de Paris-2024 os melhores resultados de suas carreiras”, comentou Rogério Sampaio, diretor-geral da entidade.