O Comitê Olímpico do Brasil (COB) começou nesta quinta-feira, 28, a divulgar os vencedores do prêmio Melhor da Modalidade, que receberão seus troféus no dia 11 de dezembro, durante a cerimônia do Prêmio Brasil Olímpico (PBO), no Vivo Rio. Até domingo, 1º, também serão conhecidos os demais vencedores por modalidades e os finalistas do Melhor do Ano – Troféu Rei Pelé e do Atleta da Torcida.
O processo para a escolha dos indicados como melhores das modalidades envolveu um colégio eleitoral formado por dirigentes, a Comissão de Atletas do COB, ex-atletas e personalidades do esporte.
No vôlei, é a terceira vez seguida que o prêmio é entregue a Gabi, grande protagonista da modalidade no ciclo olímpico encerrado nos Jogos de Paris-2024. A ponteira da seleção feminina ganhou o PBO em 2022, 2023 e agora em 2024. Na Olimpíada, ela foi a terceira maior pontuadora do torneio e ajudou o Brasil a ganhar a medalha de bronze.
No futebol, a premiada é Lorena, goleira do Grêmio que foi a melhor em campo nas três vitórias da seleção nos Jogos Olímpicos, incluindo as duas partidas de mata-mata que levaram o Brasil até a prata em Paris. É a segunda vez seguida que o prêmio do futebol é entregue a uma mulher.
Aos 41 anos, Marcelinho Huertas foi o escolhido como melhor do ano no basquete 5×5, depois de ser decisivo no Pré-Olímpico e jogar sua terceira edição de Jogos Olímpicos. Na temporada, o armador se tornou o maior assistente da história do Campeonato Espanhol, tido como segundo mais forte campeonato nacional de basquete masculino mundial.
No handebol, a escolhida também é uma estrela internacional: Bruna de Paula, líder da seleção feminina que disputou os Jogos de Paris. Na temporada, ela ajudou o Gyori, da Hungria, a vencer a Champions League. Agora, fatura o tetra consecutivo no PBO.
Também olímpica, a maranhense Thalia Costa é a vencedora no rugby sevens, que mantém uma tradição: desde 2015, todas as escolhas são inéditas, e mulheres. A lista tem Paula Ishibashi (2015), Beatriz Futuro (2016), Rachel Kochhann (2017), Bianca Silva (2018), Rafaela Zanellato (2019), Isa Cerullo (2021), Luiza Campos (2022), Rafaela Conti (2023) e agora Thalia.
Fora dos Jogos Olímpicos de Paris-2024, polo aquático, hóquei sobre a grama e basquete 3×3 tiveram novos nomes escolhidos como melhores do ano. No hóquei sobre a grama, o eleito foi Lucas Varela, da seleção sub-21 e do Rio Hockey. No polo aquático, o prêmio vai para Gabriel Sojo, do Sesi Ribeirão, enquanto a melhor do ano no basquete 3×3 foi Luana Batista de Souza, que jogou a LBF pelo Sampaio Basquete.
*Com Comitê Olímpico do Brasil