Debaixo de xingamentos de boa parte da torcida, Tite saiu do campo do Maracanã após a derrota para o Peñarol no jogo de ida das quartas de final da Libertadores. Ao ser perguntado na coletiva depois do jogo, disse que “dói no lado humano”.
Há algo como a quebra de um pacto quando a torcida no estádio passa a vaiar um treinador. É o sinal mais claro de que o casamento entre as partes está acabando. Há poucos casos na história de reconciliação depois que o ambiente chega neste ponto.
Tite dobrou a aposta: disse que se o time criar metade das chances que criou nesta quinta-feira no Uruguai, vai fazer gol. E emendou com um “me cobre depois”.
Para a profecia do treinador se transformar em realidade seu time vai precisar melhorar muito. No jogo de ida, foi muito mal, com pouca criatividade, tanto que as melhores chances foram mais no abafa do que na organização.
Além disso, vai precisar de um jogo bem ruim do bom time do Peñarol, que foi ao Maracanã não só para se defender, mas também para incomodar, como de fato fez.
Depois de ser eliminado na Copa do Mundo em 2022, o treinador do Flamengo decidiu descansar e só abreviou seu período sabático quando surgiu o convite Rubro-Negro. Antecipou a volta para construir o time e brilhar em 2024. Por enquanto, só tem o Carioca.
Reconstruir o casamento com a torcida não será fácil.
*Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do BandSports.