O bicampeão mundial de MotoGP, Casey Stoner, criticou duramente o auxílio anti-capotagem utilizado no GP da Áustria desta temporada, comparando a mudança a medidas já vistas na elite do automobilismo. “Estamos entrando em uma era de todos os erros que a Fórmula 1 cometeu”, disse ele.
“Neste momento, estamos fazendo campeões a partir dos engenheiros”, desabafou o ex-piloto australiano. “Não estamos fazendo campeões dos pilotos. […] Tivemos todos esses exemplos no passado de coisas que não funcionaram, mas estamos apenas seguindo todas as direções de todos os problemas dos quais a F1 passou anos se livrando”.
Opiniões semelhantes também vieram dos pilotos Márc Márquez e Pedro Acosta. O auxílio anti-capotagem é um recurso eletrônico que atua com o controle de tração do motor e evita que a moto empine com a aceleração e capote para trás. Este controle de estabilidade foi introduzido para que torne o esporte mais seguro – algo que Stoner não acredita.
“Não vejo isso como algo mais seguro. Se você tira todo o controle da traseira da moto, perde o medo da moto. E então você começa a se esforçar cada vez mais em um aspecto, que é a parte dianteira. E, se você perde a dianteira, muitas vezes ela volta para a pista. Já vimos acidentes catastróficos quando você perde a parte dianteira da motocicleta e ela volta”, explicou o bicampeão.
“Eles trouxeram um nível totalmente diferente de eletrônica. Falando com os pilotos, você pode literalmente girar o acelerador. Você tem quase 300 cavalos de potência, pode girar o acelerador e nada acontece. Você tem os melhores pilotos do mundo, pilotando as motos mais fáceis de pilotar do mundo, e não vejo isso como algo que me interesse”, comentou.
As mudanças para 2027 também não agradaram ao ex-piloto, visto que, a categoria tem planejado a redução da aerodinâmica e a capacidade do motor, além da proibição de dispositivos de altura da pilotagem.
“Você está deixando a moto mais leve, então o ponto de frenagem fica menor. Na verdade, você será mais lento na velocidade máxima porque agora não há esse dispositivo de altura de pilotagem. Portanto, a velocidade máxima será menor com uma bicicleta mais leve. [Isso significa que] ao entrar na curva, os pontos de frenagem são mais curtos, com menos oportunidades de ultrapassagem”, disse ele.
“Sabe, não faz muitos anos que estávamos falando [sobre como a MotoGP estava]. Meio que lutando e tentando cortar custos e todos esses tipos de coisas. [A aerodinâmica] certamente não está melhorando as coisas, é a coisa mais cara que você pode fazer. Eu simplesmente não sei como ninguém consegue enxergar os problemas. Cada passo que eles dão nessa direção está fazendo com que as coisas caminhem para o lado errado”, finalizou Stoner.






