A CBF divulgou nesta quarta-feira, 1º, o novo calendário do futebol profissional masculino da temporada de 2026. Em entrevista coletiva na sede da entidade, no Rio de Janeiro, o presidente da Confederação Brasileira Samir Xaud e o diretor de competições da entidade, Julio Avellar, oficializaram algumas mudanças nas competições nacionais.
Entre as principais novidades estão a redução de 16 para 11 datas nos campeonatos estaduais, final única da Copa do Brasil e início da Série A do Campeonato Brasileiro no dia 28 de janeiro – levando em consideração a Copa do Mundo de Seleções.
Além disso, a entidade máxima do futebol brasileiro anunciou a criação da Copa Sul-Sudeste, que será disputada sem as equipes que participarem de competições da Conmebol na temporada e acontecerá de 25 de março a 7 de junho. Nessa nova competição, 12 equipes vão disputar um total de 42 partidas, e o vencedor garante vaga na terceira fase da Copa do Brasil do ano seguinte. Participam da Copa Sul-Sudeste clubes dos estados de Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.
Os clubes da Série A do Campeonato Brasileiro ingressam na Copa do Brasil na 5° fase, e a competição mata-mata ganha duas novas fases enquanto aumenta seu número de participantes – de 92 para 126 clubes. Com isso, a Copa do Brasil vai passar a ter 155 partidas disputadas no total.
A Série A do Campeonato Brasileiro se encerra no dia 2 de dezembro, enquanto a Copa do Brasil termina no dia 6 do mesmo mês, em jogo único, e encerra a temporada.
Na Série C, houve uma redução no número de equipes rebaixadas à quarta divisão: de quatro para duas. Em 2026, 20 clubes disputam a terceira divisão; em 2027, esse número sobe para 24; e em 2028, para 28, com dois grupos de 14 times e jogos de ida e volta.
Já a Série D passa de 64 para 96 integrantes, com aumento de 510 para 610 partidas, e mínimo de 10 a 14 confrontos garantidos para cada clube – máximo de 22 jogos para dois times.
Outras mudanças foram feitas na Copa do Nordeste: de 16 para 20 clubes, 60 jogos e ausência de equipes que disputam competições Conmebol. Na Copa Verde, o critério referente à Conmebol se mantém, enquanto haverá um aumento de 30 para 70 compromissos.
*Com Rádio BandNews FM






