Apesar de ter nas mãos o melhor carro da temporada da Fórmula 1, Lando Norris possui apenas uma vitória em seis etapas realizadas e tem visto o companheiro de McLaren Oscar Piastri brilhar com quatro triunfos até o momento.
CEO da equipe de Woking, Zak Brown acredita que parte do desempenho aquém do esperado do britânico tem origem em sua obsessão pela perfeição – aspecto já reconhecido pelo próprio piloto. Para o dirigente, essa busca excessiva tem causado desconforto em meio à pressão por resultados.
“Ele precisa parar de procurar a perfeição”, afirmou Brown. “Se você conversar com qualquer piloto, ele vai dizer que nunca conseguiu fazer a volta perfeita. Apenas foque em fazer o melhor que você conseguir.”
“Há vários níveis de perfeição. Para mim, perfeição é fazer o melhor possível e, se você passar daquela curva uns sete centímetros [perto do muro] ou frear tarde demais por um metro, são coisas que acontecem. Acho que buscar o melhor que você pode fazer é a melhor abordagem”, continuou Brown.
O executivo reforçou sua visão com um exemplo do dia a dia da equipe, comparando a pilotagem com os pit stops realizados durante as corridas.
“Em todos os pit stops, se fizermos uma parada em 1s8, aposto que conseguiríamos fazer em 1s78. Mas não vamos a cada troca dizendo: ‘Quero fazer em 1s78’. Simplesmente vá para cada pit stop e faça o melhor que você conseguir. É um lugar melhor para se estar”, argumentou.
Além dos aspectos mentais e emocionais, o CEO apontou mudanças técnicas no carro como outro fator para o desconforto relatado por Lando.
“Temos algumas inovações no carro, a sensação é diferente. Isso requer uma técnica um pouco diferente de pilotagem, e é a isso que ele se refere. Mas acho que ele está bem. Passamos tempo no simulador, para entendermos um pouco melhor o que fizemos com o carro e como isso se materializa ao volante”, detalhou. “Foi uma boa novidade, com um entendimento técnico de como isso afeta o piloto. Mas acho que estamos em uma boa posição”, concluiu Brown.
Norris ocupa no momento a segunda posição no Mundial de Pilotos com 115 pontos, 16 atrás de Piastri, que lidera com 131. As emoções da F1 retornam a partir da próxima sexta-feira, 16, com as atividades para GP da Emilia-Romagna, no circuito de Ímola, que terá cobertura completa do BandSports.