A Associação Internacional de Futebol (IFAB, na sigla em inglês), órgão responsável pelas regras no futebol, anunciou uma mudança que pode impactar diretamente os goleiros. A nova regra entrará em vigor no Mundial de Clubes da Fifa, que começa em 14 de junho deste ano, nos Estados Unidos.
Com a mudança, arqueiros que demorarem mais de oito segundos para recolocar a bola em jogo serão punidos com escanteio a favor do time rival. Até agora, a orientação era para que os árbitros marcassem tiro livre indireto para o caso de demora acima dos seis segundos, mas raramente era marcado.
A alteração foi decidida durante a 139ª Reunião Geral Anual do IFAB, organizada pela Federação de Futebol da Irlanda do Norte.
A IFAB informou também que obteve bons resultados com as câmeras utilizadas no uniforme dos árbitros como teste em alguns torneios e que pode estender a ação para que as imagens sejam usadas para treinamentos e educação. As câmeras corporais podem ainda fazer parte do Mundial de Clubes, sendo parte da transmissão ao vivo dos jogos.