A entrada de Gabriel Bortoleto no grid da Fórmula 1 parece cada vez mais próxima de acontecer. O piloto júnior da McLaren é o atual líder da Fórmula 2 e está no radar da Sauber para a próxima temporada.
De acordo com informações do site Grande Prêmio, o brasileiro já está se desvinculando do time papaia para encaminhar o acerto com a Audi, que vai assumir as operações da Sauber. A McLaren ainda não confirma a informação, mas Andrea Stella deixou claro que não vai impedir a busca do piloto de 20 anos por um lugar na F1.
“Tendo a oportunidade de falar sobre Gabriel, gostaria de aproveitar esta oportunidade para dizer mais uma vez o quão bom trabalho ele vem fazendo nas categorias juniores, vencendo a F3, liderando a F2 na primeira temporada”, disse o chefe da McLaren.
“Isso é para levar ao fato de que eu acho que é muito, muito normal e natural que as equipes de F1 estejam interessadas em ter Gabriel como piloto. Em termos de McLaren, [nós] não impediremos a possibilidade de Gabriel pilotar a F1. As conversas estão em andamento e veremos qual será o cenário para o futuro”, acrescentou.
Bortoleto foi campeão da Fórmula 3 em sua temporada de estreia no ano passado e tem mantido as ótimas atuações na Fórmula 2. Ele lidera com 4,5 pontos de vantagem sobre Isack Hadjar restando apenas duas etapas para o fim do campeonato.
A Sauber só confirmou até o momento a contratação de Nico Hulkenberg para 2025. Valtteri Bottas, atual titular da equipe, é o principal candidato a ficar com a segunda vaga além de Bortoleto. Franco Colapinto também já foi especulado, mas o piloto argentino ganhou força para assumir o lugar de Sérgio Pérez na Red Bull.