A superioridade da McLaren nos treinos livres e na classificação do GP da Emilia-Romagna não se refletiu durante a corrida. Com uma manobra ousada, Max Verstappen superou Oscar Piastri nos primeiros metros e dominou a prova com um ritmo consistente, impedindo a aproximação tanto do australiano quanto de seu companheiro, Lando Norris.
Chefe do time de Woking, Andrea Stella reconheceu a força da Red Bull no circuito de Ímola e admitiu que foi surpreendido pelo desempenho dos rivais em meio a um início de temporada irregular na Fórmula 1.
“Devo dizer que hoje ficamos um pouco surpresos, acho que tenho que ser honesto aqui, com o ritmo da Red Bull, que foi muito competitiva”, disse Stella após o GP do último domingo. “Parabéns a Max e à Red Bull por conseguirem esse tipo de desempenho, o que significou que a corrida foi decidida em grande parte pelo episódio, ou apenas por uma troca de posições entre Oscar e Max na curva 1. Depois disso, tentamos persegui-lo, mas não tivemos ritmo de corrida suficiente para conseguir superar Max e assumir a liderança após a primeira volta”, emendou.
A chance de desafiar o tetracampeão mundial até surgiu no fim da prova com a entrada do safety car. Naquele momento, Piastri estava à frente de seu companheiro de equipe com pneus velhos, enquanto Verstappen e Norris já haviam parado para a troca. No entanto, a McLaren optou por não impor ordens de equipe, deixando Norris lutar contra Piastri. A essa altura, Verstappen estava seis segundos à frente, uma diferença que o britânico não conseguiu nem começar a diminuir.
“Tentamos destravar vários cenários para tentar superar o Max, mas em nenhum momento acho que vimos que tínhamos ritmo de corrida suficiente”, comentou Stella. “Mesmo quando, com o safety car final, Lando conseguiu ultrapassar Oscar e tentar forçar o máximo possível, Max prontamente respondeu a Lando.”
“Aqui, para ultrapassar, você precisa de sete, oito décimos de segundo, então acho que é isso. O principal fator continua sendo a troca de posições e o resultado da primeira volta”, finalizou o italiano.
A McLaren terá a chance de se recuperar já nesta semana no tradicional GP de Mônaco. A partir desta sexta-feira, 23, o BandSports transmite todos os detalhes das atividades para a oitava etapa do campeonato.