A McLaren alcançou sua quarta dobradinha na temporada 2025 da Fórmula 1 após um fim de semana perfeito no GP da Áustria. Com a vitória brilhante de Lando Norris e um desempenho maduro de Oscar Piastri, o time de Woking ampliou ainda mais sua campanha dominante tanto no Mundial de Pilotos quanto no de Construtores.
Desde a largada, o duelo interno foi o centro das atenções. Após ultrapassar Charles Leclerc nas voltas iniciais, Piastri colou na traseira do carro de Norris e, com ritmo semelhante, manteve o companheiro sob pressão constante graças ao uso do DRS. Um cenário que, após o incidente entre os dois no Canadá, deixou os corações acelerados no pit wall da McLaren.
A tensão se intensificou quando Piastri arriscou uma manobra ousada na curva 4, freando mais tarde do que Norris e quase causando um novo toque entre eles. Depois, as estratégias diferentes na prova separaram a disputa intensa. Norris parou primeiro e abriu vantagem suficiente para controlar a corrida até a bandeirada. Após uma batalha limpa e acirrada, a dupla ganhou elogios públicos de Andrea Stella, que destacou a conduta de ambos diante de uma briga tão tensa.
“Foi uma corrida intensa, mas é para isso que estamos aqui, para correr”, afirmou o chefe da equipe. “Estamos muito felizes e orgulhosos de como eles lidaram com a situação.”
“São momentos obviamente estressantes, mas confiamos, contamos com Oscar e Lando… Para nós, estava claro que os caras precisavam ter a oportunidade de dar o melhor de si na corrida, contanto que o fizessem da maneira como fizeram hoje. É um grande espetáculo para a Fórmula 1″, emendou o italiano.
Stella também destacou a maturidade de Piastri ao reconhecer, imediatamente após a prova, que havia forçado demais na manobra mais arriscada da corrida. “Precisávamos dar um conselho a Oscar em relação à manobra na curva 4, o que ele mais uma vez reconheceu. Então, estou orgulhoso dele por ter dito logo após a bandeira quadriculada que lamentava a manobra. Não é fácil, é Fórmula 1, ele está correndo forte.”
A vitória marcou o terceiro triunfo de Norris na temporada e o deixou com 201 pontoas, a apenas 15 do líder Piastri, que soma 2016. Já o tetracampeão Max Verstappen – que abandonou a prova após ter sua Red Bull abalroada por Andrea Kimi Antonelli, da Mercedes, na primeira volta – viu os dois rivais da McLaren se distanciarem na briga pelo título e está em terceiro com 155.