A brasileira Alice Padilha garantiu a classificação do Brasil para a prova de slalom de esqui alpino da próxima edição dos Jogos Olímpicos de Inverno, que serão disputados nas cidades italianas de Milão e Cortina d’Ampezzo no ano que vem.
Para garantir a classificação, a atleta de 17 anos de idade precisava de apenas um resultado abaixo dos 120 pontos FIS (Federação Internacional de Esqui) na prova de slalom. Com a 14ª posição e um tempo somado de 1min37s75 em uma prova de slalom de nível universitário em Berkshire East, nos Estados Unidos, Alice garantiu 83.07 pontos FIS. Na média das provas disputadas na temporada – a partir de julho de 2024 –, a brasileira também está abaixo dos 120 pontos, o que a credencia à vaga. Ela também pode buscar um lugar no slalom gigante, prova que disputa regularmente, e precisa de apenas três resultados abaixo dos 120 pontos FIS.
Esta é a terceira vaga do Brasil na próxima edição da Olimpíada de Inverno. O País já havia conquistado uma vaga no esqui cross-country masculino, graças ao desempenho de Manex Silva no Mundial Sub-23 da modalidade, e outra, ainda extraoficial, no esqui alpino masculino, por conta do desempenho, principalmente, de Lucas Pinheiro Braathen nas etapas da Copa do Mundo da modalidade.
Apesar de ser a responsável pela vaga, Alice ainda tem que aguardar a confirmação de sua participação nos Jogos de Inverno, pois a Confederação Brasileira de Desportos na Neve (CBDN) irá definir os convocados ao final do período de classificação, no começo de 2026.
*Com Agência Brasil