A Seleção Brasileira contou com a sorte nesta quarta-feira, 31, para avançar nos Jogos Olímpicos de Paris e continuar sonhando com o ouro inédito. A equipe teve a craque Marta expulsa no primeiro tempo e foi derrotada pela atual campeã mundial Espanha por 2 a 0 na última rodada do Grupo C. No entanto, o time comandado por Arthur Elias contou com a derrota da Austrália para os Estados Unidos para se classificar.
Já garantida no mata-mata, a Espanha poupou algumas de suas estrelas e viu o Brasil começar melhor na partida. Ludmilla carimbou a trave aos 9 minutos na primeira grade chance. As espanholas chegaram a balançar a rede aos 13, mas o lance foi anulado por impedimento.
Aos 25, Tarciane salvou uma bola praticamente em cima da linha e impediu que o Brasil saísse atrás do placar. Já na reta final do primeiro tempo, aos 50, um duro golpe para a seleção. Marta chegou atrasada na disputa com Olga e foi expulsa após acertar um chute violento na cabeça da rival. A Rainha deixou o gramado aos prantos naquela que pode ter sido sua última partida na história dos Jogos Olímpicos. Na cobrança da falta, Lorena fez linda defesa e manteve o placar zerado.
Mesmo com uma a menos, foi o Brasil quem começou melhor na etapa final e por pouco não marcou com Ludmilla. Logo na sequência, a goleira Cata Coll apareceu de novo para defender o chute e Kerolin.
A resposta da Espanha veio do banco com as duas últimas vencedoras do prêmio de melhor jogadora do mundo. Aitana Bonmatí e Alexia Putellas entraram e deram mais qualidade ao time espanhol, que abriu o placar aos 22. Após cruzamento da esquerda, Lorena espalmou fraco e Athenea aproveitou a sobra para empurrar para o gol. O Brasil teve raras oportunidades no campo ofensivo e viu a situação ficar ainda mais complicada com o golaço de Putellas nos acréscimos em belo chute de fora da área.
O Brasil encerrou a primeira fase na terceira posição do Grupo C com três pontos e dois gols negativos de saldo, mas conseguiu avançar às quartas como uma das duas melhores terceiras colocadas graças à derrota australiana.