Com dupla do Botafogo sendo decisiva, o Brasil venceu o Chile, por 2 a 1, nesta quinta-feira, 10, no Estádio Nacional do Chile, em Santiago, na capital chilena, pela nona rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026.
Com problemas desde o início da partida, a primeira etapa foi de muita pressão da Seleção Brasileira, mas com um desempenho abaixo do esperado. No primeiro minuto de jogo, com um cruzamento certeiro de Felipe Loyola, Eduardo Vargas se movimentou nas costas de Danilo e testou de cabeça para o fundo da rede e abriu o marcador do jogo. Aos 14 minutos, depois de um passe de Abner, Rodrygo levou pela ponta esquerda, e com uma jogada individual, superou seu marcador e bateu de pé direito, mas a bola foi para fora. Aos 43 minutos, em um lance de efeito de Savinho pelo lado direito, o ponta cruzou na cabeça de, Igor Jesus, que empatou a partida em sua estreia pela seleção.
Depois do período de descanso dos atletas, os últimos 45 minutos de jogo foram de mais intensidade do lado brasileiro. Aos 6 minutos, após um passe de Igor Jesus em profundidade, Raphinha ficou na frente de Brayan Cortés, e após driblar o goleiro, o jogador marcou um belo gol, mas o tento foi anulado devido à posição de impedimento do meia na origem da jogada. Aos 43 minutos, com um passe de Bruno Guimarães, Luiz Henrique levou para o meio e bateu colocado no canto direito do goleiro para virar a partida para o Brasil, e assim, fazer seu primeiro gol com a camisa pentacampeã do mundo. Sem mais outras chances, os comandados de Dorival Júnior conseguiram uma importante vitória fora de casa.
Com este resultado, a Seleção Brasileira subiu na tabela de classificação, para a quarta posição, com 13 pontos conquistados. Já os chilenos, com a derrota, permaneceram na penúltima colocação, com nove pontos ganhos até então.
Ainda pelas Eliminatórias do próximo mundial, o novo desafio do Brasil será o Peru, que será na terça-feira, às 21h45, no estádio Mané Garrincha, em Brasília. O Chile irá enfrentar a Colômbia, no mesmo dia, às 17h30, no Estádio Metropolitano Roberto Meléndez, em Barranquilla, na Colômbia.