Sensação do tênis brasileiro, João Fonseca não vai mais disputar torneios oficiais em 2025. Com uma lombalgia, o carioca desistiu do ATP 250 de Atenas, que começa na semana que vem, e encerrou antecipadamente a sua temporada.
Na quarta-feira, 29, o tenista de 19 anos foi eliminado do Masters 1000 de Paris pelo russo Karen Khachanov por 2 sets a 1. João havia estreado no torneio francês com vitória de virada sobre Denis Shapovalov, mas já demonstrava desconforto na região lombar e chegou a solicitar atendimento médico durante o confronto com o canadense.
“Encerrando a temporada muito orgulhoso com o trabalho feito. Muito grato por tudo o que aconteceu neste ano, cheio de experiências e aprendizados que levarei para os próximos passos da minha carreira”, escreveu Fonseca em um post em suas redes sociais.
“Obrigado à minha equipe pelo compromisso, à minha família e aos patrocinadores pelo apoio, e a todo mundo que torceu. É só o começo”, acrescentou ele.
Embora encerre a participação no circuito antes do planejado, João tem muito o que comemorar nesta temporada. Foram quatro títulos no ano: os Challengers de Camberra e Phoenix, o ATP 250 de Buenos Aires, em fevereiro, e o ATP 500 da Basileia, na semana passada, além de uma escalada meteórica no ranking mundial.
Atual número 28 do mundo após subir 18 posições com o título na Suíça, o brasileiro pode ainda chegar ao 24º lugar, o melhor de sua carreira até o momento, já na próxima segunda, 3, quando a lista da ATP será atualizada.
O último compromisso em 2025 de João é um amistoso contra Carlos Alcaraz, líder do ranking, no dia 8 de dezembro, em Miami, Estados Unidos.






