A zebra passou longe de aparecer na final do salto com vara masculino nos Jogos de Paris. Maior nome da modalidade, Armand Duplantis faturou o bicampeonato olímpico em mais uma exibição dominante no Stade de France com direito a novo recorde olímpico e mundial.
O sueco passou fácil pelas marcas iniciais de 5,70m, 5,85m e 5,95m. Ele levou o segundo ouro consecutivo ao ser o único a saltar 6m também com muita tranquilidade. A prata ficou com o norte-americano Sam Kendricks e o bronze foi para o grego Emmanouil Karalis. Ambos falharam nas três tentativas para 6m.
Com o ouro assegurado, Duplantis partiu em busca do recorde olímpico de 6,03m do brasileiro Thiago Braz estabelecido nos Jogos do Rio-2016. E a marca veio sem muito esforço com o salto de 6,10m logo na primeira tentativa.
A lenda sueca queria mais e a nova meta era o próprio recorde mundial de 6,24m registrado em abril deste ano. Duplantis falhou nos dois primeiros saltos para 6,25m, mas conseguiu se superar mais uma vez e fez a festa dos mais de 80 mil torcedores ao completar a terceira tentativa. Essa foi a nona vez que Mondo quebrou o recorde mundial da modalidade.