O sonho do título inédito da Libertadores está cada vez mais vivo para o torcedor do Botafogo. Nesta quarta-feira, 30, o Glorioso garantiu uma vaga na decisão do torneio continental pela primeira vez em sua história mesmo com a derrota por 3 a 1 para o Peñarol, no estádio Centenário, em Montevidéu. A equipe brasileira avançou com 6 a 3 no agregado graças à goleada por 5 a 0 no jogo de ida.
Com uma iniciativa forte dos comandados de Diego Aguirre, a primeira etapa foi de uma pressão maior dos mandantes. Aos 5 minutos, depois de um passe de Léo Fernández, Jaime Báez finalizou de primeira, mas a bola foi para fora. Aos 17 minutos, com uma disputa intensa dentro da grande área, Siqueira aproveitou e chutou de pé direito, mas perdeu uma boa chance de abrir o marcador.
Para rebater o bom momento do Peñarol, aos 21 minutos, após uma ação faltosa na intermediária da equipe uruguaia, Alex Telles caprichou na batida, mas a bola passou do lado da trave direita da meta de Aguerre. Após um novo passe de Fernández, Báez arriscou de longe e acertou um lindo chute na gaveta para abrir o placar da partida aos 30. Depois de um escanteio cobrado pelo camisa 8 uruguaio, Pérez testou na trave direita do Botafogo, e no rebote, Danilo Barbosa mandou a bola para escanteio aos 32. Sem mais outra oportunidade, o Piero Maza decretou o final do primeiro tempo. Durante o intervalo, Aguerre pisou no pé direito de John e foi devidamente expulso com a agressão.
O segundo tempo ficou marcado por ser muito movimentado. Aos 8 minutos, com um toque de mão de Guzmán Rodríguez, foi assinalado a penalidade máxima para o Botafogo, entretanto, com uma revisão do VAR, o árbitro anulou o lance. Aos 20 minutos, após uma falta cobrada de Léo Fernández, Lucas Hernández tocou de calcanhar para Báez, que finalizou colocado e fez o seu segundo tento na partida. Para a situação ficar ainda mais difícil, aos 24 minutos, Mateo Ponte fez sua segunda falta no jogo e foi expulso. Em um contra-ataque armado por Thiago Almada, o meia passou para Marlon Freitas, que tabelou com o próprio Almada para assim descontar para os visitantes aos 42. Logo depois, Rodrigo Pérez tocou por elevação para Facundo Batista, que fez o terceiro gol do time uruguaio. Sem mais novas chances, foi decretado o final da partida e assim o Clube de Regatas Botafogo disputará pela primeira vez em sua história a final da Libertadores.
A grande final da Libertadores entre Botafogo e Atlético Mineiro será disputada no dia 30 de novembro, no estádio Monumental de Núñez, em Buenos Aires, na Argentina. O horário ainda será definido pela Conmebol.