Com o encerramento do Campeonato Brasileiro de 2024 neste domingo, 8, 14 equipes que formam a elite do futebol nacional preencheram vagas na próxima temporada para as competições sul-americanas organizadas pela Conmebol. Oito se classificaram direto à Libertadores e seis, à Sul-Americana.
Botafogo, Palmeiras, Flamengo, Fortaleza, Internacional e São Paulo estão garantidos na fase de grupos da Libertadores, enquanto Corinthians e Bahia disputarão etapas preliminares. Nas últimas seis edições do principal torneio entre clubes da América do Sul, apenas times do Brasil se sagraram campeões, sendo que as temporadas de 2020, 2021, 2022 e 2024 foram decididas por brasileiros.
O sucesso nacional recente permitiu a participação de Botafogo, Flamengo, Palmeiras e Fluminense, na primeira edição da Copa do Mundo de Clubes da Fifa – trata-se do maior número de um país na competição, com quatro –, que será realizada entre os dias 15 de junho e 13 de julho de 2025, nos Estados Unidos.
Já Cruzeiro, Vasco, Vitória, Atlético-MG, Fluminense e Grêmio se classificaram para a Sul-Americana. Assim como na Libertadores, os times brasileiros têm aumentado sua tradição e voltado suas atenções ao torneio, que contou com representantes do Brasil em cada decisão no período de 2021 a 2024.
*Com Confederação Brasileira de Futebol