As equipes da Fórmula 1 estão na reta final da preparação antes do início oficial da pré-temporada. O pilotos vão acelerar com os novos carros no fim do mês no circuito de Sakhir, no Bahrein, para acertar os últimos ajustes antes para a abertura do campeonato na Austrália, em 16 de março.
A temporada 2025 chega com mudanças importantes no regulamento, afetando desde a pontuação até as regras para testes e segurança dos pilotos. Confira abaixo as principais novidades para o campeonato que celebra os 75 anos da F1!
Fim do ponto extra para a volta mais rápida
Desde 2019, os pilotos que terminavam entre os dez primeiros podiam ganhar um ponto extra se fizessem a volta mais rápida da corrida. No entanto, essa regra será eliminada em 2025. A decisão visa evitar estratégias controversas, como paradas tardias para pneus novos apenas para garantir o ponto extra, ou pilotos fora do top 10 interferindo na pontuação dos concorrentes.
Sistema de resfriamento para pilotos em altas temperaturas
Com a preocupação crescente com o desgaste físico dos pilotos, a FIA implementou um novo regulamento para situações de calor extremo. Se a previsão meteorológica indicar temperaturas acima de 31°C durante um Grande Prêmio ou sprint race, será obrigatório o uso de um sistema de resfriamento para os pilotos.
Esse sistema consiste em uma camisa especial com tubos por onde circula um líquido refrigerado, além de uma bomba e um reservatório térmico. Para acomodar essa tecnologia, os carros terão um aumento no peso mínimo permitido: 2kg extras nas sessões de treino e classificação e 5kg durante a corrida.
Limites mais rígidos para testes com carros antigos
As equipes poderão realizar até 20 dias de testes com carros de temporadas anteriores (TPC), mas os pilotos titulares só poderão participar de quatro dias, com um limite total de 1.000km percorridos. Essa medida visa evitar vantagens excessivas para as equipes que aproveitavam os testes para desenvolver novos componentes.
Mais oportunidades para novatos
A Fórmula 1 dobrará o número de sessões obrigatórias para pilotos novatos nos treinos livres. Desde 2022, cada equipe era obrigada a escalar um estreante em pelo menos dois TL1 ao longo da temporada. A partir de 2025, esse número subirá para quatro, permitindo maior experiência para jovens talentos.
Mudanças no DRS e na flexibilidade das asas
A FIA reforçou as regras sobre o uso do DRS e a flexibilidade das asas para evitar designs aerodinâmicos que exploram brechas no regulamento. A principal alteração restringe o DRS a apenas duas posições (aberto e fechado), proibindo ajustes intermediários que reduzem o arrasto de maneira não prevista.
Além disso, os testes de flexibilidade das asas traseiras terão cargas aplicadas mais rigorosas, passando de dez para 30 newtons, dificultando a implementação de asas que se deformam propositalmente para melhorar a aerodinâmica. Regras semelhantes para a asa dianteira entrarão em vigor a partir do GP de Barcelona.
Critérios para definir o grid em classificações canceladas
Para evitar confusão em situações climáticas adversas, o regulamento agora estabelece que, caso uma sessão de classificação não possa ocorrer, o grid será definido com base na classificação do Campeonato de Pilotos. Se isso acontecer na primeira etapa da temporada, os comissários terão autonomia para decidir a ordem de largada.
Além disso, a forma de ordenar os pilotos em sessões interrompidas foi revisada. Caso um piloto inicie uma volta rápida, mas não consiga completá-la, ele será classificado com base em seu desempenho na sessão anterior (Q1, Q2 ou Q3).
Teste especial para pneus de 2026
O tradicional teste de fim de temporada em Abu Dhabi terá um formato diferenciado em 2025. Além do teste de jovens pilotos, haverá um segundo carro adaptado para testar os novos pneus da Pirelli para 2026, chamado carro-mula. Como os carros da próxima geração terão especificações diferentes, as equipes poderão usar seus modelos de 2025 ou qualquer outro dos últimos quatro anos, desde que adaptados para simular as características dos futuros monopostos.