No dia 29 de junho de 1958, há exatos 67 anos, o Brasil comemorava seu primeiro título mundial, com uma campanha brilhante na Suécia. Foi a sexta participação da Seleção Brasileira em uma Copa do Mundo, campeonato que se tornaria o marco inicial de uma trajetória vitoriosa para a Amarelinha.
Do mesmo modo, foi também naquela competição que começou a despontar para o mundo o melhor jogador de todos os tempos: Pelé. Aos 17 anos, a genialidade do jovem encantava até os torcedores rivais.
Na primeira fase, a equipe comandada por Vicente Feola venceu a Áustria por 3 a 0 e União Soviética, por 2 a 0, e empatou sem gols com a Inglaterra. Nas quartas de final, o adversário foi o País de Gales e mais um triunfo brasileiro: 1 a 0. Na semifinal, o Brasil derrotou a França, que defendia o título mundial, por 5 a 2.
Na decisão, a Seleção Brasileira não encontrou facilidade e sofreu um gol da Suécia logo aos 4 minutos de partida. Mas a equipe não se abateu, manteve-se firme e mostrou todo o seu talento ao vencer de virada por 5 a 2.
Vale ressaltar um gol feito por Pelé, um dos mais marcantes da história das Copas do Mundo: Nilton Santos cruzou para o camisa 10, que dominou no peito e deu um chapéu no defensor sueco, antes de concluir para fazer seu primeiro na partida.
O Rei também foi responsável pela última bola na rede, que confirmou o título. Vavá (2) e Zagallo contribuíram para o placar final com os outros três gols.
Confira os atletas que integraram a equipe campeã:
GOLEIROS
Gilmar – Corinthians
Castilho – Fluminense
DEFENSORES
Bellini – Vasco
Djalma Santos – Portuguesa
Nilton Santos – Botafogo
Orlando – Vasco
Mauro – São Paulo
Oreco – Corinthians
Zózimo – Bangu
De Sordi – São Paulo
MEIO-CAMPISTAS
Didi – Botafogo
Zito – Santos
Moacir – Flamengo
Dino Sani – São Paulo
ATACANTES
Pelé – Santos
Garrincha – Botafogo
Zagallo – Flamengo
Vavá – Vasco
Pepe – Santos
Dida – Flamengo
Mazzola – Palmeiras
Joel – Flamengo