Pisando Fundo

Agora é tarde para Sargeant, mas muito cedo para Antonelli

Saída do norte-americano e chegada do italiano são dadas como certas

Modelo

Daniel Balsa

25/04/2024 09:33

Kimi Antonelli

Andrea Kimi Antonelli corre atualmente na Fórmula 2 e é aposta da Mercedes para a F1


Instagram/Kimi Antonelli

Os rumores indicam que a Williams se encheu de Logan Sargeant e vai demiti-lo, trazendo Andrea Kimi Antonelli, com imensa força da Mercedes, para o seu lugar. Este processo já estaria em curso, tanto que haveria um pedido para a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) permitir a Superlicença para o jovem prodígio, que já tem os pontos, mas falta a idade necessária para obter a permissão de correr na Fórmula 1.


Primeiramente, acho que Logan Sargeant não mostrou nada na categoria além de muitos acidentes. O correto para a Williams seria não ter renovado o contrato do norte-americano para 2024, pois teve um ano de 2023 sofrível.


Mais correto ainda seria não o ter trazido para a temporada passada. Era nítido que Sargeant não estava pronto, necessitava de mais um ano de Fórmula 2. Até entendo o norte-americano ter aceitado a proposta. Imagine que você seja um piloto, seu sonho, invariavelmente, será a Fórmula 1. Além de receber a chance esperada, ainda pinga um contrato com um salário atrativo. Você nega? Difícil...


O fato é que uma vaga na Fórmula 1 é cobiçada, mas urgia, por apelo institucional, para termos um piloto norte-americano. Carente de dinheiro, a Williams abriu as portas e fez de tudo para garantir Sargeant na categoria.


Mas a pressa foi inimiga da perfeição. Nem dois anos depois, a iniciativa vai fracassar. Se não for agora, vai até o fim do ano. Esse balão já caiu.


O problema é, ao meu ver, trazer alguém também tão cru como Antonelli. A Mercedes vê um talento excepcional nele e espero que ele apresente muito mais do que tem feito na Fórmula 2, caso vá para a F1. Até aqui, o campeonato do italiano é claudicante e a Fórmula 3 tem feito falta.


Sim, ainda é muito promissor, mas precisa de tempo para maturação. Oscar Piastri foi uma enorme avalanche nessa escada para a F1, ganhando F3 e F2 em dois anos. Este, sim, estava pronto para a categoria mais popular do planeta e ficou um ano esquentando o banco da Alpine, o que fez os franceses perdê-lo para a McLaren, enquanto definiam se ele correria ou não.


Sargeant não dá mais, mas Antonelli, ao meu ver, ainda não é viável. Entendo que, mesmo com os Dorilton sendo donos ali, precisam do dinheiro. O fato de não terem um terceiro chassi expõe a situação, que é vexatória.


Meu questionamento nem é sobre um piloto-pagante, mas o timing para Antonelli. Será que não é melhor a Mercedes dar tempo ao menino na Fórmula 2? Será que esse salto não traz uma pressão do tamanho do mundo a um garoto de 17 anos, que começou o ano apontado para substituir Lewis Hamilton?


Acho que é tempo de Toto Wolff sentar com James Vowles, os chefes de Mercedes e Williams, para até procurarem alguma solução. Wolff tem outros empresariados por aí, Vowles pode procurar algum tampão com algum dinheiro para fechar este ano, talvez.


É tarde para Sargeant, mas cedo para Antonelli.





*Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Bandsports.


MAIS NOTÍCIAS